UERJ anuncia mudanças no Vestibular Estadual 2018

Volta das leituras obrigatórias e criação de nova prova no Exame Discursivo estão entre as modificações.
Em 16/01/2017 17h09 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, algumas mudanças no Vestibular Estadual 2018. A seleção que é composta por dois Exames de Qualificação (EQ) e um Discursivo (ED) abrirá inscrições neste ano de 2017 para preencher vagas em 2018. 

A principal mudança no Vestibular 2018 é a volta da leitura obrigatória de obras literárias para a realização das provas. Segundo a instituição, as seleções deixaram tal exigência há décadas e, após um estudo feito pelo Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), foi constatado que essa ausência dos livros nos processo seletivos teve um impacto negativo na habilidade de leitura e interpretação dos vestibulandos. 

As obras literárias para o próximo Vestibular foram escolhidas por consulta pública e ficaram divididas da seguinte maneira:

- Primeiras estórias (contos "A terceira margem do Rio" e "O Espelho", de João Guimarães Rosa - 1º Exame de Qualificação;
- A hora da estrela, de Clarice Lispector - 2ª Exame de Qualificação;
- Dom Casmurro, de Machado de Assis - na prova de Língua Portuguesa Instrumental do Exame Discursivo;
- Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago - Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo (nova prova). 

Exame de Qualificação

A UERJ está com uma proposta de aumentar as questões interdisciplinares nos Exames de Qualificação. Até o último Vestibular, as provas eram compostas por perguntas objetivas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física; Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira); Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e Matemática. 

Outra novidade relacionada ao Exame de Qualificação é sua aplicação em uma versão simulada. A prova para treino dos estudantes será gratuita e realizada pela internet, em março deste ano. O candidato deverá ler o conto "As margens da alegria", presente no livro Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa, para a realização do teste. O sistema vai emitir um boletim no fim do exame para que o estudante saiba seu desempenho. 

Exame Discursivo

Uma das peculiaridades do Vestibular Estadual da UERJ é sua prova de Língua Portuguesa Instrumental e Redação, a qual é composta por perguntas discursivas e uma proposta de produção textual, sendo que todo o conteúdo da prova conversa entre si e dá apoio para a escrita do texto. 

Para o Vestibular 2018, a proposta da UERJ é separar a Redação das questões de Lingua Portuguesa Instrumental, criando assim a prova de Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo (ED), cobrando mais a literatura de seus candidatos. 

Mais informações sobre as mudanças podem ser conferidas neste link


Relacionados

Inscrições do simulado do Vestibular 2018 da UERJ estão abertas
As inscrições do simulado do Vestibular Estadual 2018 da UERJ estão abertas. Prazo vai até 19 de maio. A participação é online e gratuita.
Notícias
UERJ 2017: 3ª reclassificação e remanejamento já estão disponíveis
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) já liberou a 3ª reclassificação e o 3º remanejamento do seu Vestibular Estadual 2017.
Notícias
UERJ 2018: divulgado o resultado da isenção no 1º Exame de Qualificação
A UERJ publicou a lista de estudantes isentos no 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2018. As inscrições estarão abertas entre os dias 23 de maio e 12 de junho.
Notícias
UERJ 2018: locais de prova do 1º Exame de Qualificação já estão disponíveis
Os 37.393 estudantes que se inscreveram no 1º EQ do Vestibular Estadual 2018 da UERJ já podem acessar seus Cartões de Confirmação de Inscrição.
Notícias
UERJ abre inscrições do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2018
A UERJ abriu hoje (22) as inscrições do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2018. Candidatos têm até 12 de junho para a realização do cadastro.
Notícias
UERJ anuncia aprovados no Vestibular 2017
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou o resultado do Vestibular Estadual 2017.
Notícias
UERJ divulga 1ª Reclassificação e Remanejamento do Vestibular 2017
Já está disponível a 1ª Reclassificação e Remanejamento do Vestibular Estadual 2017 da UERJ. As matrículas serão realizadas entre os dias 18 e 20 de abril.
Notícias
UERJ divulga notas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017
A UERJ divulgou hoje (23) as notas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017. Revisão da pontuação pode ser solicitada entre os dias 26 e 28/12.
Notícias