Topo
pesquisar
Em 16/01/2017 17h09

UERJ anuncia mudanças no Vestibular Estadual 2018

Notícias

Volta das leituras obrigatórias e criação de nova prova no Exame Discursivo estão entre as modificações. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou nesta segunda-feira, 16 de janeiro, algumas mudanças no Vestibular Estadual 2018. A seleção que é composta por dois Exames de Qualificação (EQ) e um Discursivo (ED) abrirá inscrições neste ano de 2017 para preencher vagas em 2018. 

A principal mudança no Vestibular 2018 é a volta da leitura obrigatória de obras literárias para a realização das provas. Segundo a instituição, as seleções deixaram tal exigência há décadas e, após um estudo feito pelo Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), foi constatado que essa ausência dos livros nos processo seletivos teve um impacto negativo na habilidade de leitura e interpretação dos vestibulandos. 

As obras literárias para o próximo Vestibular foram escolhidas por consulta pública e ficaram divididas da seguinte maneira:

- Primeiras estórias (contos "A terceira margem do Rio" e "O Espelho", de João Guimarães Rosa - 1º Exame de Qualificação;
- A hora da estrela, de Clarice Lispector - 2ª Exame de Qualificação;
- Dom Casmurro, de Machado de Assis - na prova de Língua Portuguesa Instrumental do Exame Discursivo;
- Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago - Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo (nova prova). 

Exame de Qualificação

A UERJ está com uma proposta de aumentar as questões interdisciplinares nos Exames de Qualificação. Até o último Vestibular, as provas eram compostas por perguntas objetivas de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física; Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira); Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e Matemática. 

Outra novidade relacionada ao Exame de Qualificação é sua aplicação em uma versão simulada. A prova para treino dos estudantes será gratuita e realizada pela internet, em março deste ano. O candidato deverá ler o conto "As margens da alegria", presente no livro Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa, para a realização do teste. O sistema vai emitir um boletim no fim do exame para que o estudante saiba seu desempenho. 

Exame Discursivo

Uma das peculiaridades do Vestibular Estadual da UERJ é sua prova de Língua Portuguesa Instrumental e Redação, a qual é composta por perguntas discursivas e uma proposta de produção textual, sendo que todo o conteúdo da prova conversa entre si e dá apoio para a escrita do texto. 

Para o Vestibular 2018, a proposta da UERJ é separar a Redação das questões de Lingua Portuguesa Instrumental, criando assim a prova de Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo (ED), cobrando mais a literatura de seus candidatos. 

Mais informações sobre as mudanças podem ser conferidas neste link

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola