PAS 2015 da UNB finaliza inscrições nesta quinta-feira (17)

Taxa é de R$ 100 para qualquer etapa. Pedidos de isenção também serão recebidos até hoje.
Em 17/09/2015 06h00 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Chegam ao fim nesta quinta-feira, 17 de setembro, as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2015 da Universidade de Brasília (UnB). Elas podem ser feitas exclusivamente pela internet, inclusive através dos computadores disponibilizados nos quatro campi da instituição. A taxa é de R$ 100 para qualquer etapa.

Inscreva-se

No ato da inscrição, os candidatos deverão indicar sistema de concorrência, língua estrangeira e local para realização das provas de sua preferência. Concorrentes da última etapa precisam escolher, ainda, uma opção de curso/campus/turno.

Estão sendo oferecidas 2.106 vagas para ingresso em 97 cursos de graduação na terceira etapa do Subprograma 2013. As graduações serão ministradas nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Destas, 1.072 são reservadas para o Sistema de Cotas para Escolas Pública e 132 destinam-se aos negros.

Isenção

Candidatos hipossuficientes que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem de família de baixa renda e estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio têm direito à isenção.

Para isso, eles deverão solicitar o benefício através do requerimento, disponível no aplicativo de inscrição, até as 23h59 de hoje, 17. A declaração constante no Anexo dos Editais também deve ser  assinada e enviada. A divulgação do resultado está prevista para 5 de outubro.

Em contrapartida, a isenção garantida há dez anos pelo Governo do Distrito Federal para alunos da Rede Pública de Ensino do DF foi suspensa por falta de orçamento e manutenção do convênio entre o GDF e a UnB. A decisão tem gerado uma onda de protestos por parte dos estudantes.

PAS

As provas da primeira etapa serão aplicadas no dia 6 de dezembro, enquanto as da segunda acontecem no dia anterior. Já os candidatos da terceira etapa passam pelos testes antes, mais precisamente no dia 29 de novembro. A seleção acontece das 13h às 18h.

Os locais de realização das provas poderão ser conferidos a partir de 17 de novembro. Na ocasião, os candidatos serão submetidos às questões objetivas de Língua Estrangeira, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Música, Química e Sociologia, além da Redação.

A publicação da lista de aprovados está prevista para 8 de janeiro de 2016. Já o boletim de desempenho individual será disponibilizado em 11 de março. Mais informações podem ser obtidas nos Editais, no Guia do PAS ou pelo telefone (61) 3448-0100 de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30.

Por Wanja Borges