Federal de Uberlândia recebe inscrições para o PAAES 2013

Cadastros são aceitos apenas para a segunda e terceira etapas do vestibular seriado.
Em 14/01/2013 15h03 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abriu no último sábado, 12 de janeiro, as inscrições para a edição de 2013 do Programa de Ação Afirmativa de Ingresso ao Ensino Superior (PAAES). Como o processo seletivo será extinto daqui dois anos, as inscrições podem ser feitas somente para a 2ª e 3ª etapas. O prazo vai até 28 de janeiro e a taxa é de R$ 70.

Faça aqui sua inscrição ou renovação

Os estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção da taxa de inscrição até hoje, dia 14. Os interessados deverão preencher pela internet o requerimento de isenção, informando o Número de Identificação Social (NIS).

O resultado da análise dos pedidos de isenção será divulgado no dia 21 de janeiro, a partir das 17h. A concessão do benefício não significará a inscrição ou renovação da inscrição no PAAES 2013.

O PAAES é um vestibular seriado composto por três etapas, nas quais ocorre, respectivamente, uma avaliação do aprendizado dos conteúdos programáticos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. O processo seletivo é exclusivo para estudantes que cursaram os últimos quatro anos do ensino fundamental e que estejam cursando o ensino médio na rede pública.

Como a nova Lei de Cotas determina que os candidatos não precisam cursar o ensino fundamental na rede pública para serem considerados cotistas, a UFU optou por extinguir o PAAES em 2015. Ou seja, no próximo ano haverá provas apenas para a 3ª etapa.

Seleção

As provas serão aplicadas no dia 24 de fevereiro, das 13h30 às 18h, em Araguari, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia. Os estudantes deverão elaborar uma redação e responder 42 questões objetivas e uma discursiva das disciplinas do ensino médio.

Os locais de prova serão informados no dia 9 de fevereiro, através da Ficha de Identificação do Candidato. O resultado da 3ª etapa será divulgado no dia 26 de março e o boletim de desempenho da 3ª e 2ª etapas, no dia 27 seguinte. Os candidatos da 3ª etapa irão concorrer a 787 vagas em 87 opções de cursos nos campi em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Mais informações nos Editais do PAAES 2013 ou pelos telefones (34) 3239-4127/4128.

Por Adriano Lesme