Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2013 do IME

Interessados em um dos cursos de engenharia devem se inscrever até 3 de setembro.
Em 25/07/2012 18h28 , atualizado em 09/08/2012 13h46 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, está com as inscrições abertas para o Concurso de Admissão da Ativa e da Reserva para ingresso em 2013. O vestibular é exclusivo para brasileiros de 16 a 22 anos que concluíram ou irão concluir neste ano o ensino médio. O prazo vai até 03 de setembro.

Faça aqui sua inscrição

O Vestibular 2013 do IME oferece 67 vagas para candidatos da Ativa, ou seja, que desejam seguir carreira militar após a formação, e 30 vagas para concorrentes da Reserva, que não seguem a carreira. As vagas são para as seguintes especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil); Elétrica; Eletrônica; Comunicações; Mecânica e de Armamento; Mecânica e de Automóveis; Materiais; Química; Cartografia; Computação.

A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 95, mas há possibilidade de isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em ação ou em consequência de participação Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante.

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição devem entregar os documentos solicitados nas páginas 5 e 6 do Edital do Vestibular 2013, até 3 de agosto, na Subdivisão de Concursos do IME, via Correios ou pessoalmente de segunda à quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Seleção

O processo seletivo de admissão do IME é composto por Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAP). O primeiro exame se divide em duas fases, uma no dia 15 de outubro e a outra entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, no Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Belém, Campo Grande, Fortaleza, Brasília e Manaus.

A primeira fase do EI constará de uma objetiva com 15 questões de matemática, 15 de física e 10 de química. A segunda fase tem provas discursivas de matemática, física e química, nos três primeiros dias, e prova mista de português e inglês, no último dia. Todas as provas serão aplicadas a partir das 13h30.

A relação dos candidatos aprovados para a 2ª fase será divulgada no dia 23 de outubro. O resultado preliminar está previsto para 6 de dezembro, e o definitivo para o dia 21 do mesmo mês. Haverá prazo para recurso entre os resultados preliminar e definitivo.

Os aprovados no Exame Intelectual serão submetidos à Inspeção de Saúde nos dias 7 e 8 de janeiro de 2013, e ao Exame de Aptidão Física no período de 9 a 11 de janeiro, somente no IME. A matrícula ocorrerá no dia 1º de fevereiro.

Por Adriano Lesme