Como sair da sua zona de conforto pode ser a chave para o seu sucesso

Estudar no exterior definitivamente é sair da sua zona de conforto e desafiar-se de diversas maneiras. E por que isso pode ser um passo importante para o seu sucesso?
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com que frequência nos forçamos a fazer algo novo? A maioria de nós já tem uma rotina definida e alguns planos para o futuro, o que passa uma sensação de segurança e ordem. A ideia de incorporar um novo elemento, principalmente um que mude a nossa vida, pode parecer não só desafiador como também assustador. Sair da nossa zona de conforto exige coragem e força de vontade. Mas e se lhe dissermos que os benefícios a longo prazo valem muito a pena?

Uma série de fontes e estudos sugerem que abandonar a sua rotina diária e participar de atividades que te desafiam é, de fato, muito bom e pode ajudar a desenvolver uma variedade de habilidades, como produtividade e proatividade.

Tópicos deste artigo

O que significa zona de conforto?

Basicamente, a zona de conforto é o espaço comportamental onde “suas atividades e comportamentos se enquadram em uma rotina que minimiza o estresse e riscos”, de acordo com o site lifehacker.com. É um padrão que possibilita um estado de segurança mental com benefícios óbvios e tranquilizadores: previsibilidade, felicidade regular, baixo nível de ansiedade e menos estresse.

A zona de conforto é onde você pode se sentir no controle da sua rotina – os lugares que frequenta, seus horários, ações, comportamentos, pensamentos, o convívio com outras pessoas, etc. Dentro dela, não costuma haver espaço para imprevistos, surpresas, riscos ou grandes desafios.

Zona de ansiedade ideal

Apesar de a sensação de segurança e controle cem certeza ter suas vantagens e, de forma geral, fazem bem para o nosso bem-estar, a zona de conforto limita o progresso e muitas vezes pode ser prejudicial à busca por sucesso. Muitos especialistas acreditam que um estado relativo de ansiedade é necessário para maximizar o nosso desempenho.

Qualquer pessoa que já se desafiou de alguma forma sabe como a ansiedade, em um nível ideal, tem uma função parecida com a da adrenalina. Como você se sentiria ao fazer um novo investimento, começar um curso sem conhecer ninguém na sala, tentar algo novo, viajar sozinho(a), apresentar um novo projeto no trabalho ou começar uma conversa com aquela(e) menina(o) interessante? Uma mistura de medo e tensão, mas também de empolgação e inspiração?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse é o nível de ansiedade chamado de moderado – quando ele não é nem muito baixo ou alto que acabe inibindo o indivíduo e prejudicando o seu desempenho. Em um nível ideal, a ansiedade proporciona um estado de alerta, foco e até mesmo de motivação.

No geral, todas as sensações estimuladas podem ser aquele ponta pé inicial que você precisava para quebrar a rotina e melhorar a sua vida em vários aspectos!

Benefícios de sair da sua zona de conforto

Sair da sua zona de conforto e atingir um nível moderado de ansiedade podem ser importantes para:

    • Superar medos;
    • Fortalecer a autoconfiança;
    • Experimentar novas emoções;
    • Desenvolver a criatividade;
    • Descobrir novas paixões e aprendizados;
    • Autoconhecimento;
    • Tornar-se uma pessoa mais flexível e adaptável;
    • Conhecer novas pessoas;
    • Realizar sonhos.

Estudar no exterior: uma excelente forma de sair da zona de conforto

Estudar no exterior é uma mistura completa de todos os benefícios listados acima e muito mais. Definitivamente, será um dos maiores desafios da sua vida: mudar-se de país, comunicar-se em um idioma estrangeiro, aprender uma cultura totalmente diferente, conhecer pessoas novas, etc. Mas também será uma das experiências mais gratificantes, recompensadoras e simplesmente incríveis da sua vida.

A bagagem pessoal, educacional e profissional que você adquirirá com os estudos no exterior têm o potencial para fortalecer o seu sucesso de diversas formas, desde abrir novas portas, possibilitar contatos importantes, ganhar proficiência em um idioma estrangeiro, dar início à uma carreira internacional, etc.

Sem contar as habilidades sociais que você desenvolverá, como proatividade, consciência cultural, independência, desenvoltura para agir sob pressão, entre várias outras.

Sair da zona de conforto dá medo, mas é onde a magia acontece!