Textos artísticos no Enem

Os textos artísticos no Enem estão previstos na matriz de referência da prova de Linguagens e Códigos. Eles fazem referência aos diferentes movimentos culturais brasileiros.
Por Luana Castro Alves Perez

A linguagem pode ser representada pelas mais diversas manifestações artísticas encontradas nas diferentes regiões brasileiras.
A linguagem pode ser representada pelas mais diversas manifestações artísticas encontradas nas diferentes regiões brasileiras.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Entre as competências previstas na matriz de referência da prova de Linguagens e Códigos do Enem, está o reconhecimento da importância da produção cultural como representação da diversidade cultural e linguística. O candidato deve saber que a dança, o teatro, as artes visuais e a música são linguagens e, assim como o português convencional, apresentam estruturas morfológicas e sintáticas. Pensando em ajudá-lo a entender melhor essa competência, o Vestibular Brasil Escola traz uma dica sobre textos artísticos no Enem.

O candidato deve estar preparado para identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos, já que essas estão inseridas nos sistemas de comunicação. A arte manifesta-se nos movimentos culturais, sendo elemento fundamental para a construção da identidade cultural de um povo. Cada grupo social apresenta suas idiossincrasias, por isso, é importante que você saiba reconhecer e respeitar a diversidade artística, assim como a diversidade linguística, tópico que já foi discutido em nosso artigo sobre variedades linguísticas no Enem. Quer saber como o assunto já foi abordado na prova? Acompanhe os exercícios resolvidos e bons estudos! 

Exercícios resolvidos sobre textos artísticos no Enem

Questão 108 – Enem 2013

Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.

No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”,“Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.

No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por 

a) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.
b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.
c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada dança-espetáculo.
d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.
e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

Comentário da questão: Ainda que tenha suas origens na cultura francesa, a quadrilha é considerada uma expressão do folclore nacional porque foi devidamente apropriada e adaptada pelo gosto popular dos brasileiros. Como ressaltou Luís da Câmara Cascudo, a quadrilha pode apresentar variações de acordo com a região do país, revelando assim que cada grupo social possui sua identidade cultural.

Resolução da questão: Alternativa “b”.

Questão 124 – Enem 2012


Disponível em: http://desconstruindoopop.blogspot.com.br. Acesso em: 23 out. 2014.

A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por

a) letras e melodias com características amargas e depressivas.
b) arranjos baseados em ritmos e melodias nordestinos.
c) sonoridades experimentais e confluência de elementos populares e eruditos.
d) temas que refletem situações domésticas ligadas à tradição popular.
e) ritmos contidos e reservados em oposição aos modelos estrangeiros.

Comentário da questão: O LP Os Mutantes, do grupo musical de mesmo nome formado por Rita Lee e pelos irmãos Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, sofreu influências do Tropicalismo, movimento que propunha o diálogo entre a herança musical tradicional (elementos populares e eruditos) com inovações musicais proporcionadas pelo avanço das técnicas de gravação e dos instrumentos eletrônicos.

Resolução da questão: Alternativa “c”.