Topo
pesquisar
Em 06/07/2017 12h27, atualizado em 06/07/2017 14h21

Fies 2017/2 contará com 75 mil novas vagas

Notícias

MEC também anunciou as datas do próximo processo seletivo. Edital será publicado em 24 de julho. Por Lorraine Vilela Campos e Wanja Borges
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira, 6 de julho, a oferta de 75 mil novas vagas no Processo Seletivo do 2º semestre de 2017 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A consulta às oportunidades deve ser liberada no próximo dia 24.

Saiba mais: FIES 2018 terá modalidade com juros zero e total de 300 mil vagas

O Fies 2017/2 permanece com a mesma oferta da edição de 2016/2. No entanto, houve um aumento em relação ao mesmo período do ano de 2015, quando foram oferecidas 61,5 mil vagas. 

Oferta do Fies do segundo semestre

O programa é destinado para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média igual ou superior a 450 pontos e nota diferente de zero na redação e renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Cronograma

A portaria com o cronograma da próxima edição deve ser publicada amanhã, 7, mas o órgão já antecipou as datas em nota enviada pela Assessoria de Comunicação Social. 

Segundo o documento, o edital será publicado até 24 de julho e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 25 e 28 seguintes.

Já a divulgação do resultado está prevista para 31 de julho. Os pré-selecionados na chamada única deverão concluir a inscrição no SisFies entre os dias 1º de agosto e 8 de setembro. A convocação da lista de espera acontecerá de 1º de agosto a 3 de setembro.

Veja o cronograma completo:

Cronograma do Fies 2017/2 divulgado pelo MEC

Novo Fies

O MEC também anunciou o modelo do "Novo Fies". As regras valerão já para a primeira edição de 2018 do fundo de financiamento. Entre as principais alterações estão a divisão do Fies por três modalidades, sendo uma categoria com juros zero; a possibilidade de que o candidato saiba o valor a ser financiado desde o momento da inscrição e o convênio com bancos privados como instituições do programa. 

Serão oferecidas 100 mil vagas para o Fies Fundo Garantidor, 150 mil para o Fies Regional e 60 mil para o Fies Desenvolvimento. Confira abaixo as regras de cada modalidade. 

Modalidades do Novo Fies

 

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola