Enem 2017: o que você precisa saber a um mês das provas

Cartões com os locais de prova serão liberados a partir de 20 de outubro. Provas serão dias 5 e 12 de novembro.
Em 05/10/2017 07h00 , atualizado em 08/01/2018 15h26 Por Silvia Tancredi

Crédito da Imagem: Enem 2017
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem 2017 será realizado daqui a um mês, no dia 5 de novembro, primeiro dia, e depois no dia 12 de novembro, segundo dia. As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. 

Fique atento! A partir do dia 20 de outubro, você poderá consultar o cartão de confirmação do Enem 2017, com o local exato onde fará as provas, na página do participante, no site do Enem 2017. 

No cartão, você terá acesso ao endereço de aplicação das provas, o bloco, o andar e a sala. No documento, também estará sinalizada a sua opção de língua estrangeira e a indicação de atendimento especial ou especializado, se for o caso.

No dia das provas, será necessário que você leve um documento de identificação original com foto e caneta de tinta preta fabricada em material transparente. Não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação, mas é interessante tê-lo em mãos para agilizar o acesso à sala onde será aplicado o exame.

Provas 

Pela primeira vez, em 2017 o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos. Ponto para você, estudante, que terá intervalo de uma semana para descansar. Veja abaixo como será a distribuição das provas. 

05/11: das 13h30 às 19h

  • Redação
  • 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
  • 45 questões objetivas de Ciências Humanas

Confira 10 temas para a redação do Enem 2017

12/11: das 13h30 às 18h30

  • 45 questões objetivas de Matemática
  • 45 questões objetivas de Ciências da Natureza

Vale ressaltar que os portões serão fechados às 13h e que as provas vão começar 30 minutos depois. Esse intervalo foi estabelecido para os procedimentos de segurança, como passagem pelo detector de metais.

Se você não mora em algum estado que adota o horário de verão, que começa no dia 15 de outubro, lembre-se de se organizar e se programar com cuidado, pois o Enem é aplicado no horário oficial de Brasília. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Enem horário de verão
Estudantes precisam ficar atentos ao horário de fechamento dos portões no seu estado

Segurança

Nesta edição, o Enem conta com 6.731.186 inscritos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Na semana passada, o MEC informou novidades relacionadas à segurança. Serão usados detectores de pontos eletrônicos como medida de segurança. Além disso, os candidatos terão provas personalizadas, com nome e número de inscrição. Veja mais detalhes.

Estude no Brasil Escola

São 31 dias, estudante, mas ainda dá tempo de fazer muito! Você ainda pode se preparar para mandar bem nas provas do Enem 2017 e, por consequência, conseguir entrar em uma faculdade pública ou particular.

A nossa dica é que aproveite este mês que falta para o Enem 2017 para revisar conteúdos importantes, como atualidades, para tirar suas dúvidas nas matérias que considera mais difíceis, para conhecer como é elaborada a prova de redação e, com isso, treinar textos para estar preparado e, em especial, para fazer bastantes exercícios no nosso simulado gratuito

Recomendamos, ainda, que acesse o canal do Brasil Escola no YouTube, lançado há apenas quatro dias, mas que já tem diversos vídeos sobre temas que podem ser do seu interesse.

E depois do Enem?

O resultado do Enem está previsto para 19 de janeiro. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018. Além disso, é possível estudar em Portugal com a pontuação do exame


Relacionados