Topo
pesquisar
Em 09/05/2017 09h00, atualizado em 09/05/2017 09h30

Enem 2017: atendimento especial deverá ser comprovado por laudo médico

Notícias

Solicitação deve ser feita até 19 de maio, no ato da inscrição, na etapa denominada de recursos. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou específico no Enem serão submetidos à apresentação de documentação compratória a partir desta edição. A solicitação de atendimento especial deve ser feita até 19 de maio, no ato da inscrição, mediante envio de laudo, declaração ou parecer no formato PDF, PNG ou JPG.

Inscreva-se no Enem 2017

Confira 9 passos para realizar a inscrição no Enem 2017

O pedido pode ser feito na segunda etapa da inscrição, denominada de recursos. Ao confirmar a necessidade de atendimento especializado para a realização das provas, o sistema lista 12 deficiências e/ou condições especiais, conforme apresentado na imagem abaixo.

Solicitação de atendimento especial deve ser feita na segunda etapa da inscrição (clique para ampliar)

Após indicar o caso, o candidato precisa informar os auxílios ou recursos de acessibilidade necessários para a realização das provas, como guia-intérprete; prova em braile, ampliada ou super ampliada; sala de fácil acesso; mesa e cadeira sem braços; apoio para pernas e pés; mesa para cadeira de rodas; auxílio para leitura e/ou transcrição; tradutor-intérprete libras; leitura labial; e tempo adicional.

O participante que tiver o pedido de atendimento especializado aceito terá 1 hora a mais para fazer as provas em cada um dos dias.

Atendimento específico

Para os participantes em situação de classe hospitalar, cujo processo formal de escolarização se dá no interior de instituição hospitalar ou afim, na condição de estudante internado para tratamento de saúde, será exigida declaração do hospital. Já para as demais condições específicas que necessitarem de atendimento específico, como gestantes, lactantes, idosos e outras condições específicas, basta o participante indicar o CID.

Atendimento específico também exige declaração do hospital ou CID (clique para ampliar)

Documentação

O laudo médico deverá apresentar identificação do participante, diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação, código correspondente a Classificação Internacional de Doença (CID 10) e a assinatura, carimbo e identificação do médico com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

No caso de estudantes com transtorno global do desenvolvimento, como dislexia, discalculia e deficit de atenção, o laudo médico poderá ser substituído por declaração ou parecer emitido por entidade ou profissional habilitado na área da saúde com nome completo do participante, descrição do transtorno e identificação da entidade ou profissional com assinatura e carimbo.

O resultado das solicitações poderão ser consultadas na Página do Participante. Os estudantes com pedidos indeferidos receberão um e-mail com instruções para enviar um novo documento em até três dias. Já os candidatos que obtiverem deferimento do laudo, declaração ou parecer terão direito ao tempo adicional de 60 minutos em cada dia de realização do Exame.

Surdos

Pela primeira vez, estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva também contarão com tradutores especializados em língua brasileira de sinais ou prova em vídeo traduzida em Libras para esclarecer dúvidas que não interfiram nas respostas e traduzir informações gerais transmitidas pelos chefes de sala. Para esses participantes, as provas serão aplicadas em salas adaptadas e separadas dos demais candidatos com apenas seis estudantes e dois intérpretes. Saiba mais.

Enem 2017

As inscrições para o Enem 2017 começaram ontem, 8, e até as 19h do primeiro dia já haviam sido contabilizadas mais de 510 mil inscrições. A estimativa do Ministério da Educação é de que pelo menos 7 milhões de inscrições sejam feitas até o encerramento do prazo. A taxa de R$ 82 e pode ser paga até 24 de maio em qualquer casa lotérica, agências dos correios nos bancos.

As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana, como aconteceu até o ano passado. Já a divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018.

Estude no Brasil Escola

Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas até a realização do Enem 2017. O portal também disponibiliza dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, correção comentada e provas anteriores.

Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, resolver exercícios de vários temas do ensino médio e praticar sua redação no Banco de Redações, além de estudar pelo site do Brasil Escola.

Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2017 ou pelo telefone 0800-616161.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola