Como as redações do Enem são corrigidas

Redações do Enem são corrigidas por dois profissionais, que dão nota de 0 a 200 em cinco competências.
Por Adriano Lesme

Corretores podem imprimir a redação e depois enviar a correção para o sistema
Corretores podem imprimir a redação e depois enviar a correção para o sistema
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O critério de correção das redações do Enem é líder de reclamações dos estudantes que participam do exame nacional. A impossibilidade de solicitar revisão de nota e de descobrir o motivo da redação ter sido zerada deixa os estudantes inconformados, fazendo com que alguns até entrem na Justiça para rever a nota, mesmo sabendo que a chance de sucesso é pouca.

Pensando em diminuir o número de reclamações e evitar as disputas judiciais, o Ministério da Educação (MEC) adota a cada edição critérios mais rigorosos. Veja como as redações do Enem são corrigidas.

Tópicos deste artigo

Pontuação

No Enem, cada uma das redações são avaliadas por dois corretores entre os mais de 4 mil contratados para isso. Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

A nota final da redação do Enem é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.

Se em uma ou mais competências a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos, um terceiro corretor dá a nota daquela competência. Esse terceiro avaliador também é acionado se a diferença da soma total das cinco competências for superior a 100 pontos. Nesse último caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.

Se o terceiro corretor não chegar a um acordo com os outros dois avaliadores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, presidida por um doutor. Essa banca também é acionada para examinar as redações com nota máxima (1.000).

Correção da redação do Enem
Crédito da Imagem: Poliedro

Exemplos de redações nota 1000 no Enem 2016

Redações nota 1000 do Enem 2017

Redações nota 1000 Enem 2018

Redações nota 1000 Enem 2019

Redações nota 1000 Enem 2020

Redações nota 1000 Enem 2021

Redação zerada ou anulada

O Edital do Enem prevê 8 situações em que a redação do participante pode ser zerada ou anulada. São elas:

1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho. A redação deve ser escrita na Folha de Redação. 
6) Cópia do texto motivador
7) Assinar a redação fora do local designado
8) Escrever em outra língua que não o português

Até o Enem 2016, o participante que desrespeitasse os direitos humanos tinha a nota da redação zerada. Agora, o estudante apenas perde pontos da competência número 5.

Veja: As 5 competências avaliadas na redação do Enem

Desde o Enem 2012, o MEC disponibiliza o espelho da correção das redações. No entanto, o participante ainda não pode solicitar revisão da nota. Vale lembrar que a maioria das universidades também não aceita revisão da nota das redações em seus vestibulares. Apesar das reclamações, o critério de correção das redações do Enem é mais rigoroso do que qualquer vestibular do Brasil.

Para mais informações sobre o processo de correção, acesse o Manual de Redação do Enem.

Assista às nossas videoaulas