Cursinho do DCE da UFRN

Criado em 1997, cursinho do DCE prepara estudantes de escolas públicas e baixa renda para o Enem.
Por Guilherme Barbosa , Adriano Lesme , Adriano Lesme

Crédito da Foto: Divulgação Cursinho do DCE
Crédito da Foto: Divulgação Cursinho do DCE
Crédito da Imagem: Cursinho do DCE
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho do DCE (Diretório Central dos Estudantes) foi criado em 1997 por iniciativa de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é contribuir para o acesso de estudantes de baixa renda de Natal, em especial de escolas públicas, ao ensino superior público.

O foco do Cursinho do DCE são as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é critério único de seleção na UFRN. Além disso, o projeto também visa a capacitação, acompanhamento e formação de profissionais na área da educação, que atuam como professores.

O público-alvo é composto por estudantes de escolas públicas de Natal e região metropolitana, porém alunos de escolas particulares também podem se matricular, desde que de baixa renda. Todo ano são disponibilizadas cerca de 650 vagas.

Tópicos deste artigo

Como se inscrever

Não existe processo seletivo para participar das turmas, a seleção acontece por ordem de interesse. Para se inscrever, basta ir à sede do DCE, no prazo e horários divulgados na página do Facebook, e levar RG, CPF, histórico escolar do ensino médio e comprovante de residência. As inscrições acontecem, geralmente, nos meses de janeiro e fevereiro, para o primeiro semestre, e julho, para o segundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

As aulas do Cursinho do DCE acontecem no próprio Campus Central da UFRN, em Natal, de segunda a sexta-feira, durante os períodos matutino, vespertino e noturno.Veja os horários:

Manhã: 7h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30
Noite: 18h às 22h.

O curso é ministrado por estudantes selecionados dos cursos da universidade com habilitação em licenciatura, que estão cursando ou cursaram o 5º período de suas graduações, e por professores com mestrado e doutorado da universidade.

O pré-vestibular ainda conta com salas climatizadas, equipamento multimídia, mostra de profissões e, em razão de pedidos de alunos, aulas de Espanhol e Inglês como língua estrangeira. Ao todo, são 25 professores distribuídos entre as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), literatura, matemática, física, química, biologia, história e geografia.

Quanto paga?

O cursinho não é gratuito. A primeira mensalidade do curso é de R$ 130, que inclui o material didático que será utilizado durante todo o ano e a primeira mensalidade. A partir do segundo mês letivo, a mensalidade passa a ser de R$ 75.

Cursinho do DCE da UFRN
Endereço: Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, Campus Universitário, Candelária - Natal/RN
Telefone: (84) 3215-3324
E-mail: pedagogico@cursinhododce.com.br
Facebook