Preconceito racial: Fala sério!

Por Marcos Oliveira Mendes

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Será que Clara - aquela do romance de Lima Barreto - realmente não possuía valor algum? Ou ela viveu numa sociedade deturpada moralmente, que a depreciara de tal maneira que ela concluiu isso? A discriminação racial ocorria no século passado, nos anteriores a ele e pior, se faz presente até hoje, tanto na sociedade brasileira como fora dela. Esse problema é provocado pela ignorância e estupidez de algumas pessoas.

O racismo já foi motivo de inúmeros conflitos sociais. Um exemplo é o Apartheid (política de segregação racial que aconteceu na África do Sul, a qual designava a detenção do poder por parte dos brancos, enquanto os povos restantes eram obrigados a viver separadamente). Assim, o homem cometeu, ao longo da história, atos vis, assustadores e ininteligíveis, revelando-se, por vezes, um ser realmente "racional".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nelson Mandela: Ícone da luta contra o apartheid na África do Sul

A cor da pele é uma mera questão de maior, menor ou total ausência de pigmentação, desencadeada durante o processo de adaptação do ser humano no planeta. Nota-se, então, que os problemas do passado ocorreram simplesmente por ignorância, pela não aceitação do diferente. Continuar com isso, hoje em dia, configurar-se-á praticamente como um estado de "loucura ou idiotia".

O ser humano é inteligente, extraordinário, fascinante, único e, ao mesmo tempo, igual a todos os outros. Ele não pode, dessa maneira, discriminar o próximo como se não fosse um ser idêntico a ele próprio, pois isso seria, no mínimo, ilógico.

Veja o perfil de Marcos Oliveira Mendes

Saiba mais sobre o Apartheid