Informática e o desenvolvimento de competências e habilidades

Por Ítalo Augusto Souza de Assis

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Devido à relação direta entre o homem e a máquina que existe na informática, muitas vezes esta é considerada como um empecilho aos vínculos humanos. No entanto, esta afirmação é demasiadamente relativa, visto que a forma com a qual este meio interfere na vida dos indivíduos pode e deve ser controlada por estes.

A facilidade na comunicação é um exemplo de benefício causado pela informática. A internet é uma ferramenta que viabilizou o contato entre as pessoas, é um meio barato, acessível e prático.

O homem está cada vez mais dependendo do computador para sobreviver. Tanto para facilitar trabalhos como para seu próprio relacionamento. E para muitas pessoas, que têm mais facilidade de se relacionar através do computador, pode ser um modo de vida, já que elas não conseguem se relacionar de modo normal, sem o computador.

Porém, as pessoas estão deixando cada vez mais de sair de casa para se relacionar pelo computador. O intercâmbio corporal entre as pessoas está ficando cada vez mais escasso.

Outro fator importante adquirido com o estudo da informática é a compreensão do ponto de vista do próximo. Esta competência se dá no processo de análise voltada à preparação de sistemas. Nesta, se faz necessário entender o propósito do cliente para melhor atender às suas expectativas.

Uma habilidade gerada pelo aprendizado da informática é a de organização. Para escrever e compreender códigos de programas é essencial haver uma padronização, assim, aprende-se também, a seguir padrões convencionados.

A informática possibilita o acesso às várias culturas e a diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto. Além disso, como na maioria das profissões aprende-se a lidar com os vários tipos de pessoas, desenvolvendo assim a habilidade da convivência.

Dessa forma, podemos ver que a informática é uma ferramenta muito importante para o ser humano. No entanto, depende de cada pessoa utilizá-la para aprofundar e criar habilidades e competências, caso contrário, ela pode se converter em um meio de isolamento social e auto-suficiência.

Veja o perfil de Ítalo Augusto