Fome zero e cidadania plena - Satisfazer a fome de cultura também é relevante

Por Marcos Oliveira Mendes

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

 


Cidadania Plena


Saciar a fome caracteriza-se como item básico à sobrevivência de quaisquer seres vivos. O ser humano possui, evidentemente, muitas outras carências: conhecimento, lazer entre outras. Ao passo que é enfatizada a fome, outras questões graves - a educação é uma delas - são preteridas.

É louvável a iniciativa de eliminar a escassez de alimentos da vida de inúmeros brasileiros. Só que o ser humano estabelece distinção entre os demais seres exatamente nesse ponto. Além de comer e beber, requer desenvolvimento intelectual, isto é, ele necessita de cultura.

Direcionar investimentos para apenas um setor não é o correto. A educação brasileira é um exemplo de que isso está acontecendo. Instituições de ensino em estado precário, professores com remuneração altamente defasada, entre outras constatações, revelam o que o governo faz: investe bastante em um campo, enquanto os demais são deixados à mercê do abandono. Assim, os investimentos devem ser equilibrados, de modo que nenhuma área da sociedade fique desamparada.

É como disse Lya Luft: "A fome, as fomes: de casa, saúde e educação, as essenciais. Mas - não menos importante - a fome de conhecimento," ou seja, investir em cultura também é preciso.

Conheça o perfil de Marcos Oliveira Mendes

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)