Energias renováveis: Um refrigério para o planeta

Por Marcos Oliveira Mendes

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Fontes ecológicas de energia: uma grande aposta

Como alternativa à degradação ambiental, observada com o uso das fontes de energia convencionais, surgem as chamadas energias ecológicas – não poluentes e inesgotáveis. Biomassa, energias eólica e solar integram este novo grupo, que, diga-se de passagem, possui potencial fantástico.

No Brasil, por exemplo, país de segunda maior insolação mundial, a capacidade para a produção delas é enorme. Deve-se salientar que a grande vantagem é a de não contaminar o meio ambiente, são as famosas fontes “limpas”.

Como obstáculo ao uso e implantação em grande escala, vem o alto custo que há para instalar e oferecer manutenção aos sistemas. Nós exportamos o silício (elemento essencial à produção de alguns aparelhos usados neste processo) e importamos na forma de chips, por exemplo, com preço bem mais elevado.

Fato similar ocorre com os painéis fotovoltaicos (dispositivos usados para a captação de energia solar), que também têm como base para a confecção o silício, nós exportamos a matéria-prima e depois compramos o produto já acabado, o que onera ainda mais o seu valor.

Tendo ciência disso, deve-se buscar a redução dos impostos sobre esses equipamentos, e também a criação de fábricas no próprio país, pois, assim, poderemos de fato usufruir dessa grande descoberta.