Eleições Norte-Americanas

Por Ítalo Augusto Souza de Assis

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O mundo todo se voltou para os Estados Unidos neste período de eleição, que teve comparecimento recorde, e agora temos a confirmação do que já era indicado pelas pesquisas: Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro dentro de um país com altos índices de manifestações racistas. O discurso de vitória a 200 mil espectadores foi feito no parque Grant, em Chicago.

Foram muitos fatores que levaram a esse resultado. Entre estes, podemos destacar o desgaste da imagem de Bush, que teve as piores taxas de aprovação das últimas décadas e a forte crise econômica, comparada a Grande Depressão dos anos 30, aliados a uma campanha bem planejada.

Obama terá muitas questões a resolver ao assumir a Casa Branca. Os próprios fatores que o levaram à presidência serão desafios a serem enfrentados por ele. Tirar o país da crise financeira, a luta contra o terrorismo e o fim de missões como a guerra do Iraque e a luta contra o Al Qaeda, no Afeganistão, estão entre as principais tarefas para o novo presidente.

Ampliar relações internacionais, retirar as tropas em até 16 meses de seu mandato e encarar, de frente, o perigo da recessão econômica foram promessas de campanha de Obama. No entanto, especialistas afirmam que o orçamento será curto para o próximo mandato. O próprio presidente eleito reconhece a dificuldade que será enfrentada: "O caminho será longo. Nossa subida será íngreme. Nós talvez não cheguemos lá em um ano ou mesmo em um mandato".

Externamente a isto, o resto do mundo assiste cada passo de um novo capítulo da história norte-americana, ansioso por saber quais serão os efeitos desta decisão.

Veja perfil de Ítalo Augusto