Ao Mestre, com carinho

Por Adrielle Lopes de Souza

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Às vésperas do dia 15 de outubro, data em que se comemora o dia do professor, é de suma importância recordar e refletir sobre a frase “Professor é profissão. Educador é vocação”, cujo autor é o mestre e doutor Salomão Becker, um dos idealizadores para a significação desta data tão especial para os profissionais da área da educação, e, sobretudo, para os estudantes, que tanto necessitam da presença dos mestres em sua jornada rumo ao conhecimento cientifico e social.

Durante a infância, na ausência dos pais, os professores são responsáveis pela primeira formação social das crianças. É quando esses pequenos estudantes têm contato direto com pessoas que não fazem parte da sua família e aprendem a interagir e respeitar os costumes alheios, conforme a lição proferida por seus educadores. Dessa forma, segue todo o processo escolar na vida estudantil, pois os professores não apenas apresentam as matérias pelas quais se dedicam a ensinar, mas principalmente exercem a ilimitada função de colaboradores para que seus alunos tornem-se cidadãos respeitáveis e conscientes do seu papel na sociedade.

Ensinar, exige muito mais que a simples transmissão de um conhecimento prévio. Acima de tudo, representa toda uma dedicação, um acompanhamento diário estudantil, para que seja possível identificar as dificuldades dos alunos, seus anseios, medos e desejos. Em seguida, é fundamental que os professores apresentem propostas não somente para que seus estudantes possam obter maior aproveitamento nas disciplinas escolares, mas também, não menos importante, ensinar-lhes o valor inestimável da vida social, da ética, da moral, do companheirismo, inclusive de uma consciência crítica, pois como formadores de opinião, cabe aos mestres também essa relevante missão: ensinar a pensar. Portanto, esta tarefa requer aptidão, dom, uma espécie de vocação, assim como nas demais profissões.

Este é um momento propício para se refletir o quão preciosos são estes profissionais da área de educação. São eles que colaboram para a formação das demais profissões, porém, precisam de maior reconhecimento na sociedade, tamanho é o seu papel para o desenvolvimento do ser humano. Por isso, os professores não devem ser lembrados apenas nessa época de comemoração, mas sim, durante todo período letivo, por conseqüência, durante toda a vida. É importante lembrar que muitos podem até ensinar, mas educar cabe somente aqueles que possuem esse dom. É muito bom poder ter a certeza de que se pode contar com esses educadores. Mestres, a vocês: muito obrigado!

O Professor não apenas ensina apenas sua matéria, mas também nos ensina a viver!

Veja o perfil de Adrielle Lopes

Saiba mais sobre o Dia do Professor