Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Instituição tem seis campi no interior do Rio Grande do Sul
Por Lorraine Vilela Campos

Campus da URI na cidade de Erechim
Campus da URI na cidade de Erechim
Crédito da Imagem: Divulgação/URI
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) é uma instituição multicampi localizada no Rio Grande do Sul. Criada em 1992 com o objetivo de integrar comunidades gaúchas até então isoladas, a URI se formou a partir da união de diversas instituições de ensino superior. 

A URI faz parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC). Com sede administrativa em Erechim e campi também nas cidades de Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo, a instituição é mantida pela Fundação Regional Integrada. 

As cidades em que a URI têm campi são locais descentralizados e com caráter comunitário bastante forte. A universidade tem como proposta o desenvolvimento regional respeitando a cultura da população, a qual é composta em sua maioria por descendentes de imigrantes italianos, alemães, poloneses, russos e judeus. 

A URI oferece cursos de graduação nas áreas de bacharelado, licenciatura e superior tecnológico (tecnólogo). Além disso, a universidade também tem escolas de educação básica (infantil, fundamental, médio e educação profissional); mestrado e doutorado; especialização e aperfeiçoamento.

Tópicos deste artigo

Unidades  

Erechim: Av. Sete de Setembro, 1621 - Erechim/RS. Telefone (54) 3520-9000

Frederico Westphalen: Rua Assis Brasil, 709 - Frederico Westphalen/RS. Telefone (55) 3744-9200

Santo Ângelo: Rua Universidade das Missões, 464 - Santo Ângelo/RS. Telefone (55) 3313-7900

Santiago: Av. Batista Bonotto Sobrinho, s/n - Santiago/RS. Telefone (55) 3251-3151

São Luiz Gonzaga: Rua José Bonifácio, 3149 - São Luiz Gonzaga/RS. Telefone (55) 3352-8150

Cerro Largo: Rua Daltro Filho, 772 - Cerro Largo/RS. Telefone (55) 3359-1613

Cursos 

Erechim: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química Industrial.

Frederico Westphalen: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Inglês, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química Industrial e Tecnologia em Agropecuária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Santo Ângelo: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química Industrial, Sistemas de Informação e Teologia.

Santiago: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Matemática, Letras - Língua Portuguesa, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia.

São Luiz Gonzaga: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica e Fisioterapia.

Cerro Largo: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção. 

Vestibular 

O Vestibular tradicional é uma das formas de ingresso nos cursos de graduação da URI. A seleção é realizada em apenas um dia, nos campi em que a instituição tem oferta de vagas.

As provas de Medicina são compostas por 80 questões objetivas de disciplinas do ensino médio e uma redação. A graduação é oferecida apenas no campus Erechim.
Já as provas para os demais cursos de graduação da URI são constituídas somente por uma redação. 

Enem 

Outra forma de ingresso para graduações da URI é o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A modalidade só não está disponível para o curso de Medicina. 

Os candidatos precisam obter pontuação mínima de 400 pontos no Enem para que possam se inscrever para os cursos da URI. 

Bolsas e financiamentos 

A URI é uma instituição privada, apesar do caráter comunitário de sua fundação. No entanto, candidatos que tenham feito o Enem e atendam a todos os critérios de renda e escolaridade específicos podem tentar bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Saiba como participar do ProUni

Veja como funciona o Fies

Redes sociais 

Facebook URI Erechim: facebook.com/uricampuserechim
Facebook URI Frederico Westphalen: facebook.com/urifw1
Facebook URI São Luiz Gonzaga: facebook.com/urisaoluiz

Instagram URI Erechim: urierechim
Instagram URI São Luiz Gonzaga: urisaoluiz

Twitter URI Erechim: @urierechim
Twitter URI Frederico Westphalen: @urifw1