Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Por Adriano Lesme

Campus de Marabá
Campus de Marabá
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) foi criada oficialmente em 5 de junho de 2013, juntamente com mais três universidades federais (UFCA, UFOB e Ufesba). A criação faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni).

A instituição surgiu do desmembramento do Campus de Marabá (CAMAR) da Universidade Federal do Pará (UFPA), mas a nova universidade também vai oferecer cursos em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara e, posteriormente, em Parauapebas e Redenção. As atividades da UNIFESSPA estão previstas para iniciar em 2014, com 29 cursos de graduação. Quando todos os campi estiverem prontos, estima-se que 63 cursos sejam oferecidos.

Campus I: Folha 31, Quadra 7, Lote Especial, Nova Marabá – Marabá/PA. Fone (94) 2101-7101

Campus II: Folha 17, Quadra 4, Lote Especial, Nova Marabá – Marabá/PA.

Campus III: em construção no bairro Cidade Jardim – Marabá/PA.

Unidade provisória de Rondon do Pará: Rua Rio Grande do Sul, s/n, Centro - Rondon do Pará/PA

Unidade provisória de Santana do Araguaia: Avenida Albino Malzoni, Nº 234, Bel Recanto - Santana do Araguaia/PA

Unidade provisória de São Félix do Xingu: Travessa Manoel Antônio dos Santos, s/n, Quadra 52, Centro – São Felix do Xingu/PA

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Unidade provisória de Xinguara: Rua Maranhão, s/n, Centro - Xinguara/PA

Cursos superiores

Marabá: Agronomia; Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Direito; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia de Minas e Meio Ambiente; Engenharia Química; Física; Geografia; Geologia; História; Letras Português; Matemática; Medicina (em breve); Pedagogia; Psicologia; Química; Saúde Coletiva; Sistemas de Informação.

Rondon do Pará: Administração; Ciências Contábeis.

Santana do Araguaia: Licenciatura em Matemática.

São Félix do Xingu: Letras Português.

Xinguara: Licenciatura em História.

Vestibular e Enem

O processo seletivo da UNIFESSPA segue o mesmo modelo da UFPA. Entre as vagas oferecidas, 80% são destinadas ao vestibular e 20% ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Em ambas as seleções o critério único de seleção é o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os candidatos dos estados da Região Norte ganham um bônus de 10% na pontuação do Enem.

Cotas

Metade das vagas é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou através de certificados do Enem e Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme determina a Lei de Cotas.

Site
www.unifesspa.edu.br.