Whatsapp
Em 31/10/2008 12h33 , atualizado em 18/06/2014 12h29

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Universidades

Desmembrada da UFBA em 2005, UFRB está presentes em seis municípios do Recôncavo Baiano. Por Rafael Batista
Reitoria em Cruz das Almas
Reitoria em Cruz das Almas
PUBLICIDADE

A UFRB foi criada em 2005, após o desmembramento da Universidade Federal da Bahia, com o intuito de desenvolver a região nas áreas das Ciências, Letras e Artes. Atualmente a instituição conta com 6 campi e 7 centros de ensinos que oferecem 40 cursos de graduação, além de especializações, mestrados e doutorados.

A instituição possui ainda uma unidade que oferece curso de formação para novos professores, são sete licenciaturas, além de pós-graduações na área. Outra unidade da UFRB é voltada para o ensino de artes, o que torna a universidade referência no ensino desta área de conhecimento.

Cruz das Almas: Reitoria, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).
Endereço: Rua Rui Barbosa, 710 – Centro. Cruz das Almas – BA. Fone (75) 3621-9751

Cachoeira: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).
Endereço: Rua Ana Nery, 25 – Centro. Cachoeira – BA. Fone (75) 3425-2729

Cajueiro: Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Endereço: Avenida Carlos Amaral, 1015 - Cajueiro - Santo Antônio de Jesus – BA. Fone (75) 3632-1869

Feira de Santana: Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS).
Endereço: Avenida Centenário, 697 – Bairro Sim. Feira de Santana – BA. Fone: (75) 3622-9351

Santo Amaro: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicadas (CECULT).
Endereço: Rua do Imperador, 09 – Cais de Araújo Pinho. Santo Amaro da Purificação – BA. Fone: (75) 3241-6649

Amargosa: Centro de Formação de Professores (CFP).
Endereço: Avenida Nestor de Melo Pita, 535. Amargosa – BA – Fone: (75) 3634-3182

Cursos Ministrados

Amargosa: Educação Física, Filosofia, Física, Matemática, Pedagogia, Química e Letras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cachoeira: Artes Visuais, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social (Jornalismo), História, Museologia, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública.

Cruz das Almas: Agronomia, Biologia (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Exatas e Tecnológicas (Bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Matemática (Bacharelado), Medicina Veterinária, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Zootecnia.
 
Santo Amaro: Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas.

Santo Antônio de Jesus: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

Ensino a distância

Licenciatura em Matemática. Site: ufrb.edu.br/ead/

Vestibular

A UFRB foi a primeira instituição baiana a adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de ingresso. Ao participar do Enem o candidato poderá optar por concorrer em mais de um curso de graduação dentro da própria instituição. A seleção é feita através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Após a divulgação do resultado a Universidade promove um cadastro seletivo, entre os candidatos dispensados, para o preenchimento das vagas remanescentes.

Cotas

Desde a promulgação da Lei de Cotas, em 2012, a UFRB adotou integralmente o modelo de reserva de vagas proposto pelo texto. Sendo assim 50% das vagas disponíveis em cada processo seletivo são destinadas a estudante oriundos de escolas públicas, destas três quartos estão reservadas para negros e indígenas.

Site
www.ufrb.edu.br

Artigos Relacionados
A Universidade Federal do Recâncavo da Bahia (UFRB) informou que vai oferecer 1.420 vagas na edição do primeiro semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Estão abertas, até 31 de janeiro, pela internet, as inscrições para o Prevest 2016. A taxa é de R$ 10 e a oferta é de 85 vagas para a primeira turma.
A UFRB abriu as inscrições para o seu Processo Seletivo Especial 2017/2 para preenchimento de vagas remanescentes e formação de cadastro de reserva.
A UFRB anunciou na tarde de hoje (4) que oferecerá 1.455 vagas pelo SiSU 2016/1. Seleção é exclusiva para participantes do Enem 2015.
A UFRB anunciou os aprovados na 1ª chamada do seu Vestibular Especial 2017/2 para preenchimento de vagas remanescentes e formação de cadastro de reserva.
São 16 cursos em Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Amargosa.
Começaram hoje (10) e seguem até o dia 29 de outubro as inscrições para o Vestibular 2018 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Hoje, 24/9, é o último dia para se inscrever no Vestibular Especial 2017/2 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para vagas remanescentes.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES