As casadas solteiras

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
No Rio de Janeiro, Clarisse e Virgínia estavam apaixonadas pelos ingleses John e Bolingbrok. Eles também as amavam e vindos da Bahia, onde mantinham seus negócios, prolongaram sua estadia para ficarem mais perto de suas amadas. Embora pareça, não era tão simples assim. Narciso, o pai das moças, tinha uma verdadeira repugnância a ingleses e não aceitava de modo algum uma união entre suas filhas e tais cavalheiros.

Sendo dia de festa no Rio de Janeiro, havia mágicos e queima de fogos. Assim, em meio às comemorações na cidade, Clarisse e Virgínia escaparam do pai para se encontrarem com John e Bolingbrok. Ali também estava Jeremias, amigo de John. Ele fugia de sua mulher, afirmando que a tal era pior que o diabo. E assim, enquanto as meninas falavam com os ingleses, Jeremias vigiava, para o caso de Narciso aparecer.

Entretanto, Jeremias acreditou ter visto sua esposa, Henriqueta, e se descuidou de sua vigilância. Assim, o pai das meninas as encontrou e as levou embora. Jeremias em seguida se explicou e pediu desculpas por seu descuido e falou a John um modo de ele ir ter novamente com sua amada. Sugeriu que ele se disfarçasse de mágico e combinasse com as irmãs um novo encontro.

Assim John fez e marcou com Virgínia novo encontro. E ainda deu a Henriqueta a indicação de que Jeremias estaria ali em pouco tempo.

Sendo assim, Virgínia e John, Clarisse e Bolingbrok estavam casados e vivendo na Bahia. Junto deles também estava Jeremias que havia escapado de sua mulher depois do encontro que teve com ela graças às falas de John. Mas nem tudo corria bem como era de se esperar. Os ingleses tratavam suas mulheres como suas escravas e ainda bebiam muito. Elas estavam completamente infelizes.

Nessas circunstâncias Henriqueta chegou à casa delas. Vinha em busca de Jeremias, e vendo a infelicidade das amigas contou a elas o que ocorria no Rio de Janeiro. Por lá as pessoas falavam que o casamento delas não era legítimo pois, sendo católicas, o casamento protestante realizado porque os ingleses assim o eram, não as tornava casadas, mas apenas a John e Bolingbrok. Então Henriqueta combinou com elas uma fuga para o Rio no barco que partia pela madrugada, mas elas deveriam ajudá-la a convencer Jeremias de ir com as irmãs para o caso de ela não conseguir fazer isso sozinha.

Virgínia e Clarisse saíram para arrumar suas malas, aproveitando que seus maridos não estavam em casa.

Henriqueta, que esperava lá embaixo, ao ouvir Jeremias vindo apagou as velas e o esperou no escuro. Jeremias entrou pedindo luz ao criado e quando encontrou Henriqueta, começaram uma discussão. Mas logo em seguida chegou uma carta para Jeremias dizendo que seu negócio havia falido. Assim, restou a ele apenas a mulher, e então se reconciliaram. Decidiram, então, seguir para o Rio junto a Clarisse e Virgínia.

Lá as meninas foram recebidas pelo pai, que logo se adiantou para concretizar a anulação do casamento das filhas. E ainda fez um único pedido, já que as recebera depois te terem desobedecido e fugido: ele pedia que se casassem com Serapião e Pateleão, ao que não deram resposta. A verdade é que os ingleses voltaram ao Rio para cortejá-las novamente e elas nutriam esperança de que pudessem ser felizes com eles.

E assim tendo Narciso saído e ido jantar fora, elas convidaram os ingleses para um jantar em sua casa, mas na verdade pretendiam vingar-se deles, além do pouco caso que faziam deles nos bailes. Tiveram a ajuda de Henriqueta.

Os rapazes chegaram e elas usando da chantagem: “mas não nos amam?” fizeram com que eles fossem comprar verduras, empada e pão-de-ló para o jantar. O que não condizia com o orgulho inglês. E assim enquanto eles estavam fora, Jeremias chegou, ele tratava agora dos negócios dos outros e por acaso ficaram com a anulação do casamento de Clarisse e Virgínia e tendo o papel em mão foi ter com elas para saber se de fato queriam que ele levasse o processo adiante. Mas nenhuma das duas respondia, então Henriqueta que via a esperança que elas tinham para com os ingleses, falou que o marido deixasse de lado aquela história e as meninas aceitaram, obviamente.

Nesse tempo John e Bolingbrok chegaram e desta vez as meninas o fizeram tirar a casaca e colocar a mesa. Enquanto eles faziam isso, elas iam olhar o jantar, mas em pouco tempo voltaram correndo dizendo que Narciso estava em casa e que eles deveriam se esconder. Propositadamente os fizeram entrar em pipas cheias de tinta.

Elas não esperavam, mas de fato Narciso tinha voltado para casa e junto com ele estavam Serapião e Pateleão. Como estes se interessavam pelas meninas, John e Bolingbrok saíram das pipas com as roupas tingidas, um de vermelho e outro de azul, e começaram a lutar com os amigos de Narciso. Este corria, tentando fugir, achando que os genros eram o demônio.

Ao fim, John e Bolingbrok confessaram amar Clarisse e Virgínia, que disseram o mesmo. Os ingleses, satisfeitos com Jeremias por ter rasgado a anulação do casamento, provando a Narciso que as meninas ainda eram casadas, o declararam seu novo sócio nos negócios. E assim John e Virgínia, Bolingbrok e Clarisse, Jeremias e Henriqueta gritaram que felizes seriam, já Narciso, Serapião e Pateleão logrados se afirmavam.

Por Rebeca Cabral