UTFPR oferece 25% de vagas a mais no Vestibular de Verão 2009

Em 28/10/2008 09h14 , atualizado em 28/10/2008 09h14 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou um crescimento de 25% no número de vagas para o Vestibular de Verão 2009, em relação às oferecidas no mesmo processo seletivo de 2008. De 2.636, as vagas da UTFPR pularam para 3.364.

Destas, 2.602 são destinadas aos 63 cursos de Graduação oferecidos pela instituição. Outras 600 são oferecidas para cursos técnicos integrados, 82 são para o Técnico Proeja (Educação de Jovens e Adultos) e 80 para o Técnico Subseqüente.

Também em relação ao Vestibular de Verão 2008, estão sendo oferecido mais nove cursos inéditos. Quatro destes cursos já foram ofertados pela UTFPR no Vestibular de Inverno 2008 e outros cinco estão disponíveis pela primeira vez, são eles: Tecnologia em Processos Químicos (Apucarana), Bacharelado em Sistemas de Informação (Curitiba), Licenciatura em Física (Curitiba), Engenharia Ambiental (Francisco Beltrão) e Engenharia de Computação (Pato Branco).

Outros cursos já oferecidos pela UTFPR foram agraciados com o aumento de suas vagas: Engenharia Industrial Elétrica (Cornélio Procópio), Design (Curitiba), Tecnologia em Alimentos (Francisco Beltrão), Engenharia de Produção Civil (Pato Branco) e Engenharia de Produção Mecânica (Ponta Grossa).

O aumento das vagas, a criação de novos cursos e a ampliação da UTFPR fazem parte dos investimentos do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) na instituição. A UTFPR pretende, até 2012, oferecer um total de nove mil vagas em seus vestibulares, além de contratar novos servidores, ampliar sua estrutura física e implementar o sistema de bolsas.

Vestibular 2009

As inscrições para o Vestibular de Verão 2009 da UTFPR estão abertas desde o dia 06 de outubro e terminam na próxima sexta-feira (31). São oferecidas vagas nos cursos nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

Edital

As inscrições devem ser feitas pela internet e o candidato que não tiver acesso deve, entre os dias 29 e 31 de outubro, comparecer a um dos endereços e horários descritos no edital para utilização dos computadores e efetuar sua inscrição.

O candidato deve preencher o formulário de inscrição, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 75. Dois dias após a efetivação do pagamento o candidato pode acessar o site e verificar, com o código de acesso que consta no boleto bancário, a situação da sua inscrição.

O Cartão de Inscrição contendo o local de prova estará disponível para impressão no site no dia 12 de novembro. As provas serão realizadas nas cidades onde é ministrado o curso escolhido.

A UTFPR reserva 50% das vagas de cada curso para candidatos que concluíram o Ensino Médio em Escolas Públicas. Para concorrer por esse sistema o candidato deve fazer a opção no ato da inscrição.

Provas

O vestibular da UTFPR será realizado em etapa única em dois dias de prova, com início às 15h:
► 29 de novembro: Prova objetiva de conhecimentos Gerais das disciplinas cursadas no Ensino Médio – Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Química, Biologia, Física, Geografia, Matemática e História.
► 30 de novembro: Prova de Conhecimentos Específicos e Redação.

O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro.

Veja também:
Conheça melhor a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Por Camila Mitye