USP vai oferecer Licenciatura em Ciências à distância

Em 11/02/2009 08h23 , atualizado em 11/02/2009 13h24 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou ontem (10) a criação do primeiro curso de graduação a distância da instituição. O curso de Licenciatura em Ciências tem como principal objetivo a formação de professores para o ensino fundamental.

A graduação fará parte do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), iniciativa da Secretaria Estadual de Ensino Superior. A carga horária total será de 2.835 horas e irá contemplar todos os componentes comuns estabelecidos para os cursos de licenciatura, de graduação plena, como também os previstos no Programa de Formação de Professores da USP.

Mais da metade das aulas será oferecida a distância, sendo 1.800 horas de atividades relacionadas com os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, e 48% serão presenciais, sendo 405 horas destinadas às práticas como componente curricular, 420 horas ao estágio curricular supervisionado e 210 horas às atividades acadêmicas, científicas e culturais.

Serão oferecidas 360 vagas anuais, distribuídas em quatro pólos da USP, com 90 alunos cada, nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos. O processo seletivo será organizado pela Fuvest e específico para essa modalidade de ensino.

Há previsão de oferta de bônus para priorizar o ingresso de professores sem curso superior, que atuem em docência na educação básica ou licenciados em área diferente de sua formação e com experiência docente. Portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido e com experiência docente em qualquer área também devem ser beneficiados, assim como egressos do ensino médio com tempo mínimo de quatro anos de formados.

* Com informações da USP online

Veja também:
Conheça a USP

Por Wanessa de Almeida