Topo
pesquisar
Em 07/10/2009 14h33, atualizado em 08/10/2009 08h50

USP não utilizará nota do Enem 2009 no Vestibular 2010

Notícias

Por Sheila Liz
PUBLICIDADE

* atualizada às 8h50 de 08/10/09

A Universidade de São Paulo, USP, divulgou agora à tarde que não vai utilizar a nota do Enem 2009 no Vestibular Fuvest 2010, devido à mudança da data de realização do exame. Segundo a própria universidade, o escore do Enem fica inutilizável por “razões operacionais”.

- Manual do Candidato

Assim, a primeira fase da Fuvest contará apenas com o número de pontos que o candidato obtiver na avaliação, que será realizada no dia 22 de novembro. A nota do Enem 2009, caso fosse utilizada, valeria até 20% do total de pontos nessa etapa.

Inclusp

De acordo com a USP, os candidatos que ingressarão pelo programa, "o cálculo do bônus correspondente à nota do Enem será, excepcionalmente, feito com base no desempenho do candidato no exame da primeira fase".

Com a nota do exame, os vestibulandos inscritos no Inclusp poderiam ter até 6% mais pontos nas duas fases do processo seletivo.

Provas

Serão feitas duas fases. A 1ª etapa está marcada para 22 de novembro. Entre os dias 03 e 05 de janeiro de 2010, os convocados para a segunda etapa serão submetidos a exames discursivos de todas as disciplinas estudadas no Ensino Médio, e não somente as relacionadas ao curso desejado, como acontecia até o Vestibular 2009. Confira a divisão:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Dia 03: português e redação;
Dia 04: história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês;
Dia 05: três disciplinas de conhecimentos específicos.

A lista contendo os nomes dos convocados para a 2ª fase, bem como os locais de prova para a etapa, será publicada no dia 14 de dezembro. O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 04 de fevereiro do ano que vem.

Aptidão

Os concorrentes aos cursos de Música e Artes Plásticas serão submetidos a essas provas antes da realização do concurso, entre os dias 11 e 16 de novembro. Aqueles que alcançarem aproveitamento inferior a 50% nessas provas passam a concorrer à segunda opção de carreira. Já os inscritos em Artes Cênicas, Arquitetura, Audiovisual e Design farão os testes depois da 2ª fase, entre 06 e 08 de janeiro.

Veja Também:
06/10: Fuvest divulga concorrência do Vestibular 2010
Saiba mais sobre os testes de aptidão específica
Tire suas dúvidas sobre o programa de bônus da USP
Lista de obras de leitura obrigatória para prova de literatura
Conheça a fundo a história do maior vestibular do país

Por Sheila Liz

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola