Universidade Estadual de Londrina divulga concorrência do Vestibular 2009

Em 03/10/2008 08h50 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou ontem (02) a relação de candidatos por vaga de seu Vestibular 2009. Ao todo, 23.082 candidatos se inscreveram pelo sistema universal, 8.020 pelo sistema de vagas para estudantes egressos de escolas públicas e 1.201 pelo sistema de cotas para negros.

O curso mais concorrido, nas três modalidades, é Medicina (integral). Foram registrados 51,1 candidatos por vaga pelo sistema universal, 54,5 pelo sistema de vagas para estudantes de escolas públicas e 33,5 candidatos por vaga pelo o sistema de cotas para negros. Em segundo lugar aparece Design Gráfico (matutino), com 27,8 candidatos por vaga (pelo sistema universal). O terceiro mais concorrido foi o curso de Comunicação Social – Jornalismo, com 23,3 candidatos por vaga pelo sistema universal.

Veja a relação completa de candidatos por vaga

A maioria dos cursos tem concorrência maior no sistema universal do que pelas vagas reservadas. Porém, em alguns casos, a situação se inverte. É o caso de muitos cursos noturnos, como Ciências Contábeis, que foi mais procurado pelos candidatos de escolas públicas (13,4 candidatos por vaga) que pelos candidatos não cotistas (9 candidatos por vaga). O mesmo acontece para a turma do turno noturno do curso de bacharelado em Educação Física, que registrou 6,2 candidatos por vaga pelo sistema universal e 11,2 candidatos por vaga pelo sistema de cotas para egressos de escolas públicas, quase o dobro da procura.

Vagas

Ao todo, a UEL oferece, neste vestibular, 3.050 vagas em 42 opções de cursos de graduação. A universidade reserva 40% das vagas de cada curso para estudantes oriundos de escolas públicas brasileiras e, deste percentual, a metade é destinada a candidatos que se autodeclararem negros.

A partir do dia 27 de outubro os candidatos terão acesso, no site da UEL, aos Cartões de Identificação da 1ª fase, que contém os locais de prova. Esse cartão deverá ser impresso e nele devem ser anexadas uma foto 3x4 e uma fotocópia do documento de identidade do candidato. Para quem não tem acesso à internet, este mesmo cartão será enviado pelos Correios a partir de 29 de outubro.

Provas

As provas deste Vestibular da UEL serão aplicadas em duas etapas, de acordo com o seguinte cronograma:

♦ 09 de novembro: 1ª Fase (prova de Conhecimentos Gerais com 60 questões de múltipla escolha iguais para todos os candidatos);
♦ 07 e 08 de dezembro: 2ª Fase (provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação no primeiro dia e de Conhecimentos Específicos no segundo dia, com 40 questões de múltipla escolha de duas disciplinas, de acordo com a opção de curso do candidato);
♦ 09 de dezembro: Prova de Habilidades Específicas (apenas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico, Educação Artística e Música).

O resultado da 1ª fase, com os nomes dos candidatos aptos a fazerem as provas da 2ª etapa, está previsto para ser divulgado às 17h do dia 25 de novembro. A partir do dia 28, também de novembro, os estudantes serão informados sobre os locais de prova desta 2ª fase.

A lista final de aprovados deverá divulgada até as 12h do dia 16 de janeiro de 2009.

Veja também:
Confira as obras literárias exigidas nos vestibulares 2009 e 2010 da Estadual de Londrina

Por Camila Mitye