A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais, divulgou nesta sexta-feira, 2 de dezembro, o Cartão de Inscrição do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) 2016. O documento contém as informações referentes aos locais das provas do próximo dia 11.
As provas da primeira etapa terão início às 8h, enquanto as demais começarão às 15h. O estudante deve ficar atento ao horário de início de sua fase e comparecer aos locais com 30 minutos de antecedência.
É preciso levar documento original de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). O Cartão de Inscrição não é obrigatório no dia da prova, mas pode facilitar a localização da sala em que o candidato participará do PAES.
A seleção será realizada nas cidades de Almenara, Belo Horizonte, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Joaíma, Montes Claros, Paracatu, Pirapora, Pompéu, Salinas, São Francisco e Unaí.
Provas
As duas primeiras fases do PAES terão provas compostas por 60 questões objetivas de Português, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Língua Estrangeira. O conteúdo corresponde à série do ensino médio em que o participante está matriculado.
Já a terceira etapa será constituída de 50 questões objetivas de Português, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Língua Estrangeira, além de cinco perguntas discursivas também de Língua Portuguesa e Literatura.
Resultado
Com a retificação no edital do PAES, algumas datas mudaram. O resultado será divulgado em 17 de fevereiro e as matrículas serão recebidas em 21 e 22 seguintes. Já a segunda chamada está prevista para 24 do mesmo mês, cujo registro acadêmico será realizado em 6 e 7 de março.
Oportunidades
Inicialmente, o PAES oferecia 755 vagas para Montes Claros e outros 13 campi de Minas Gerais. No entanto, a Unimontes excluiu os cursos de Química e Física (de Bocaiuva) e Matemática (Joaíma), o que diminuiu 30 oportunidades. Portanto, a oferta atual é de 725 postos.
Mais informações no Edital e suas retificações.