Unicamp divulga 5ª chamada do Vestibular 2020, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas

As matrículas dos calouros serão realizadas em 6 de março, das 9h às 12h, nos campi para os quais foram aprovados.
Em 04/03/2020 11h47 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou na manhã desta quarta-feira, 4 de março, a quinta chamada do Vestibular Tradicional 2020, da seleção Enem-Unicamp e o ingresso Vagas Olímpicas. 

Confira os resultados

As matrículas dos calouros serão realizadas em 6 de março, das 9h às 12h, nos campi para os quais foram aprovados. As orientações e a documentação podem ser conferidos nos manuais Enem-Unicamp, Vestibular 2020 e Vagas Olímpicas

  • Segunda Opção (somente Vestibular Tradicional)

Os candidatos que foram aprovados para o curso de sua segunda opção no Vestibular Tradicional terão que optar ou não por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção, pelo remanejamento. Os calouros que não fizerem a matrícula pela internet perderão a vaga da segunda opção, mas permanecerão concorrendo ao curso de primeira opção.

Declaração de Interesse por Vagas

Candidatos que não foram convocados até a quinta chamada do Vestibular Tradicional terão que declarar interesse por vaga para que possam participar das próximas chamadas e remanejamentos. 

A declaração de interesse por vaga deverá ser realizada somente pelo site da Comvest/Unicamp, das 9h de amanhã (5) até as 17h de sexta-feira (6). 

Próximas Chamadas

Somente o Vestibular Tradicional da Unicamp tem novas chamadas previstas em seu regulamento. A instituição fará outras convocações, com base na declaração de interesse, em 10, 16, 20, 27 e 31 de março.

  • Vestibular 2020

A primeira etapa do Vestibular 2020 foi realizada em 17 de novembro para mais de 66 mil candidatos. As provas foram compostas por 90 questões objetivas distribuídas assim: 13 perguntas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 de Matemática, 9 de História e 9 de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 de Física, 9 de Química, 9 de Biologia, 7 de Inglês, além de 12 interdisciplinares.

A segunda fase da seleção foi aplicada 12 e 13 de janeiro para mais de 12 mil candidatos. O primeiro dia contou com 8 questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura, 3 perguntas interdisciplinares de Inglês, além da Redação. O segundo teve seis perguntas de Matemática, duas de Ciências Humanas e duas de Ciências da Natureza, além das específicas. 

  • Enem-Unicamp

A seleção Enem-Unicamp utilizou somente a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio para a avaliação dos candidatos. 

A Unicamp aceitou as edições de 2018 e 2019 do Enem para a participação dos candidatos. 

  • Vagas Olímpicas

Outra seleção da Unicamp para 2020 foi o ingresso pelas Vagas Olímpicas. O processo foi composto pela avaliação da participação dos candidatos em competições escolares ou científicas de 2018 ou 2019, nacionais e internacionais. 

Vagas da Unicamp

A oferta da Unicamp foi de 2.570 vagas no Vestibular 2020, 639 pelo Enem-Unicamp e 100 para o ingresso Vagas Olímpicas (podendo haver 14 adicionais). 

A reserva do Vestibular Tradicional foi de no mínimo 15% e no máximo 27,2% das vagas para autodeclarados negros ou pardos. Já as oportunidades reservadas na seleção Enem-Unicamp foram equivalentes a 10%.

Mais informações no site da Comvest Unicamp e nos manuais Enem-Unicamp, Vestibular 2020 e Vagas Olímpicas