Unicamp disponibiliza Manual do Vestibulando 2009 na internet

Em 26/08/2008 11h51 , atualizado em 26/08/2008 11h53 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Já está disponível no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) o Kit do Vestibulando 2009, que compõe o Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando.

O Kit, que é gratuito, orienta o candidato sobre as provas do Vestibular Nacional Unicamp 2009, o processo de inscrição, convocação e ainda sobre os cursos oferecidos pela universidade (incluindo as novas opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Aplicadas, no novo campus de Limeira).

O Manual do Candidato traz todos os detalhes sobre as alterações para o próximo Vestibular Unicamp. Além da criação de oito novos cursos que serão ministrados no novo campus de Limeira, as principais mudanças para este ano são:

• Ao invés de três os candidatos podem fazer até duas opções de cursos;
• Odontologia não exigirá de aptidão;
• O tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia;
• Haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples;
a prova deixará de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio Caderno de Questões.

Além das mudanças acima, a cidade de Porto Alegre não terá mais realização das provas do Vestibular Unicamp.

Inscrições

O período de inscrições para o Vestibular 2009 da Unicamp começa no próximo dia 01 de setembro e termina em 07 de outubro. Os candidatos podem se inscrever exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível na internet.

A primeira fase acontece no dia 16 de novembro de 2008 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 05 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.

Para este vestibular, a Unicamp oferece 3.434 vagas em 66 cursos e mais dois oferecidos pela Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.477 inscritos.*

*Com informações da Assessoria de Comuniação Social da Comvest

Por Camila Mitye