Unicamp anuncia 2ª chamada do Vestibular 2020, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas

Matrículas virtuais dos aprovados em qualquer uma das três seleções serão realizadas nesta sexta-feira, 14 de fevereiro.
Em 13/02/2020 10h14 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, a segunda chamada do Vestibular 2020, da seleção Enem-Unicamp e do ingresso pelas Vagas Olímpicas. Também foram liberadas as notas da segunda etapa e a classificação geral do processo seletivo tradicional.

Confira os aprovados na Unicamp

As matrículas virtuais dos calouros serão realizadas nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, das 9h às 17h. As orientações e documentos podem ser conferidos nos manuais Enem-Unicamp, Vestibular 2020 e Vagas Olímpicas. A etapa presencial da matrícula será nas unidades da Unicamp e será em 2 de março, das 9h às 15h.

  • Segunda Opção

Os calouros que foram aprovados para o curso de segunda opção terão que optar ou não por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção, pelo remanejamento. Os convocados que não fizerem a matrícula pela internet perderão a vaga da segunda opção, mas permanecerão concorrendo ao curso de primeira opção.

Novas Chamadas

A Unicamp fará outras chamadas de todas as seleções nos dias 18 e 21 de fevereiro e 4 de março. Somente o Vestibular Tradicional contará com convocações também nos dias 10, 16, 20, 27 e 31 de março.

Vestibular Tradicional

O Vestibular Tradicional da Unicamp foi composto por duas etapas comuns a todos os cursos e provas de habilidades específicas. 

A primeira fase foi realizada em 17 de novembro de 2019 para mais de 66 mil candidatos. As provas contaram com 90 questões objetivas distribuídas assim: 13 perguntas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 de Matemática, 9 de História e 9 de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 de Física, 9 de Química, 9 de Biologia, 7 de Inglês, além de 12 interdisciplinares.

Veja as provas do Vestibular 2020 da Unicamp

Já a segunda etapa foi aplicada em 12 e 13 de janeiro para mais de 12 mil candidatos. O primeiro dia foi composto por 8 questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura, 3 perguntas interdisciplinares de Inglês, além da Redação. O segundo teve seis perguntas de Matemática, duas de Ciências Humanas e duas de Ciências da Natureza, além das específicas. 

As provas de habilidades específicas de Música foram realizadas em outubro de 2019. Já Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo passaram pela etapa em janeiro de 2020. 

Enem

Outra modalidade de ingresso da Unicamp foi o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos puderam optar pelas edições de 2018 ou 2019 para a avaliação.

Vagas Olímpicas

A Unicamp também abriu uma seleção pela participação e premiação em competições escolares ou científicas. 

O processo Vagas Olímpicas avaliou a participação dos candidatos em competições de 2018 ou 2019, nacionais e internacionais. 

Vagas da Unicamp

A Unicamp ofereceu 2.570 vagas no Vestibular 2020, 639 pelo Enem-Unicamp e 100 para o ingresso Vagas Olímpicas (podendo haver 14 adicionais). 

A reserva do Vestibular Tradicional foi de no mínimo 15% e no máximo 27,2% das vagas para autodeclarados negros ou pardos. Já as oportunidades reservadas na seleção Enem-Unicamp foram equivalentes a 10%.

Além das três seleções que soltaram listas de aprovados hoje (13), a Unicamp também realizou o Vestibular Indígena 2020, processo seletivo que ofereceu 96 vagas, 24 a mais do que na edição anterior. 

Mais informações no site da Comvest Unicamp e nos manuais Enem-Unicamp, Vestibular 2020 e Vagas Olímpicas