Unicamp adia início das inscrições do Vestibular 2009

Em 14/08/2008 11h10 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Em nota enviada à imprensa agora a pouco a Comvest (Comissão Permanente do Vestibular) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) informou o adiamento do início das inscrições do Vestibular 2009 da instituição, anteriormente marcado para hoje (14), para o dia 1º de setembro.

A redação do Vestibular Brasil Escola procurou a Assessoria de Comunicação da Comvest mas não houve respostas quanto ao motivo do adiamento das inscrições.

As demais datas do processo seletivo permanecem inalteradas, assim como o fim das inscrições, que continua marcado para 07 de outubro.

Redução de inscrição

A partir das 12h do dia 18 de agosto a Comvest receberá declarações de interesse pela redução parcial da taxa de inscrição (50%), que neste ano é de R$ 105,00. Podem solicitar a redução os estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês. O prazo termina no dia 24 deste mês.

Para efetivar a solicitação de redução, os estudantes deverão entregar pessoalmente na Unicamp a documentação que comprove sua situação, nos dias 25 e 26 de agosto, das 8h às 18h. A Comvest divulgará a lista de beneficiados dia 29 de agosto.

Os estudantes beneficiados com a redução da taxa deverão se inscrever com o código recebido, no mesmo período dos demais candidatos (de 1º de setembro a 07 de outubro). Os isentos da taxa (quen receberam desconto de 100%) já tiveram seus nomes divulgados pela Unicamp.

Provas

O calendário da Unicamp é unificado com mais oito universidades de São Paulo: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UFSCar, UFABC, PUC-Campinas e PUC-SP.

A prova da primeira fase do Vestibular 2009 da Unicamp será aplicada no dia 16 de novembro deste ano e inclui uma Redação e mais 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. De 11 a 14 de janeiro de 2009 acontecem os exames que compõem a segunda fase do processo seletivo. Nesta etapa, são aplicadas oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês.

Para serem aprovados, os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança. Música e Odontologia necessitam fazer os exames de Habilidades Específicas, que acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 19 a 22 de janeiro.

Os aprovados em 1ª chamada serão conhecidos no dia 05 de fevereiro e suas matrículas serão realizadas no dia 10 de fevereiro.

Ampliação


O Conselho Universitário da Unicamp aprovou a ampliação de vagas e cursos para o novo campus da instituição, na cidade de Limeira, já para o ano de 2009. São mais 480 vagas em oito novos cursos de graduação, todos inéditos na Unicamp.

Os novos cursos são: engenharia de produção, engenharia de manufatura, nutrição, ciência do esporte, gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de políticas públicas e gestão de empresas. Cada um deles terá 60 vagas e estas representam um acréscimo de 17% do total de vagas oferecido pela Unicamp (de 2.830 para 3.310).

A Unicamp informa que a previsão é de chegar a 1.000 novas vagas, 75 docentes e 40 funcionários no campus Limeira até o ano de 2013. Alguns dos cursos previstos para futura implantação na Unicamp são: fisioterapia, produção cultural, terapia ocupacional e conservação e restauro.

Neste Vestibular, a Unicamp oferece 3.434 vagas em 66 cursos e a Famerp em dois. No ano passado, o Vestibular Unicamp registrou 49.477 inscritos.

Mais informações no site da Comvest.

Por Camila Mitye