A segunda fase do Vestibular 2025 da Unicamp acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro. Essa é a última etapa da seleção da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e contará com a participação de mais de 13 mil estudantes. Locais de prova já estão disponíveis.
Nesta etapa, os estudantes terão de produzir uma redação e responder a questões discursivas que terão itens comuns a todos os candidatos e outros distribuídos conforme o curso de escolha.
Lembrando que a primeira fase da Unicamp aconteceu no dia 20 de outubro e contou com 58.489 candidatos no dia do exame. Neste ano, a universidade oferece 2.537 vagas em 69 opções de cursos de graduação. Além do vestibular tradicional, a instituição está com inscrições abertas para o processo seletivo que aproveita notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Brasil Escola conversou com especialista que compartilha algumas dicas para quem fará a segunda fase do Vestibular 2025 da Unicamp. Confira a seguir.
Leia mais: Professores analisam, comentam e contam o que caiu na 1ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp
Dicas para a 2ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp
A 2ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp é uma prova bem específica que exige que os candidatos saibam bem as disciplinas e conteúdos que serão cobrados, enfatiza Madson Molina, coordenador do Curso Anglo. Compreender a estrutura do exame será fundamental para a organização dos participantes.
A resolução de questões anteriores de outras edições do vestibular da Unicamp é a dica destacada por Madson. Essa atividade ajuda o estudante a se familiarizar com a banca e a compreender quais os temas que costumam cair com mais frequência.
Na perspectiva do coordenador, esta segunda fase deve ser também muito interdisciplinar, o que já é uma característica do vestibular da Unicamp.
"Uma prova muito crítica, que também olha para a realidade e, eventualmente, também aciona do estudante questões que envolvem alguma tomada importante de decisão, interpretação de texto também que é fundamental."
Madson Molina - Coordenador do Curso Anglo
Redação da 2ª fase do Vestibular 2025 da Unicamp
Na redação da segunda fase do Vestibular 2025 da Unicamp, os candidatos terão acesso a duas propostas de textos para a produção, em que será necessário produzir apenas uma.
Os gêneros textuais exigidos para a prova de redação da Unicamp são diversos e não se limitam apenas ao dissertativo-argumentativo como no Enem.
Veja também: Como fazer uma redação e exemplos
Como funciona o Vestibular 2025 da Unicamp?
Os candidatos fizeram a primeira fase das provas do Vestibular 2025 da Unicamp no dia 20 de outubro. Enquanto a segunda fase da seletiva acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro. Uma das novidades deste ano é o horário de aplicação das provas. Agora, os participantes farão o exame pela manhã, a partir das 9h. A universidade recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova às 8h.
Na segunda fase, o exame será composto por questões discursivas de disciplinas do ensino médio, bem como a produção de uma redação. Confira a composição:
1º dia de aplicação
-
Prova de redação;
-
6 questões de Língua Portuguesa;
-
2 questões de Língua Inglesa;
-
2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.
2º dia de aplicação
-
Prova de Matemática - de 4 a 6 questões (a depender da área do curso);
-
2 questões de Ciências Humanas;
-
Prova de conhecimentos específicos (questões de disciplinas conforme o curso de escolha).
Datas do Vestibular 2025 da Unicamp
Veja, abaixo, as datas do Vestibular 2025 da Unicamp:
-
Inscrições: 01 a 30/08
-
Provas da 1ª fase: 20/10
-
Provas da 2ª fase: 01 e 02/12
-
Provas de Habilidades Específicas (demais cursos): 24 de janeiro de 2025
Veja também: Obras literárias dos Vestibulares 2024 e 2025
Enem-Unicamp 2025
O Enem-Unicamp 2025 é um processo seletivo destinado a estudantes que se formaram pela rede pública. A seleção dos candidatos será feita por meio dos desempenhos obtidos nas provas do Enem 2024. Inscrições ficaram abertas até o último dia 25.
Candidatos que se inscreverem no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) do Vestibular 2025, poderão indicar a inscrição automática para o Enem-Unicamp deste ano. Medida foi implementada na edição anterior.
São disponibilizadas 314 vagas, sendo 50% para quem cursou o ensino médio integralmente em escolas públicas, já as outras 50%, para quem é egresso da rede pública e que seja autodeclarado pretos, pardos ou indígenas.
Candidatos que concluíram alguma graduação ou pós-graduação em instituição pública não poderão participar do Enem-Unicamp 2025.
Saiba mais informações no Manual do Candidato do Vestibular 2025.