Unicamp 2019: inscrições do Vestibular já estão abertas

Candidatos podem se inscrever até o dia 31 de agosto. A taxa de participação é de R$ 170.
Em 01/08/2018 09h00 , atualizado em 14/08/2018 14h32 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições do Vestibular 2019 nesta quarta-feira, 1º de agosto. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 31 e a taxa é de R$ 170. 

Faça sua inscrição na Unicamp

Os candidatos que ganharam a isenção terão que se inscrever normalmente no Vestibular. Foram contemplados 7.673 vestibulandos, sendo 6.783 isenções para a Modalidade 1 (Candidatos de famílias de baixa renda); 23 para a Modalidade 2 (Funcionários da Unicamp ou Funcamp) e 867 para a 3 (Candidatos aos cursos de licenciatura do período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Os isentos foram conhecidos em 23 de julho. Eles precisaram, ainda, comprovar o ensino médio em escola pública, exceto na modalidade 3, e moradia atual no estado de São Paulo para a concessão da isenção.

Vagas

A Unicamp oferece 3.340 vagas para cursos superiores gratuitos de Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia. 

Saiba tudo sobre as novas formas de ingresso da Unicamp

Segundo o Edital, 2.589 vagas serão preenchidas exclusivamente por este Vestibular tradicional. Já 645 oportunidades serão pela seleção via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Unicamp 2019. Outras 72 são para o processo seletivo para indígenas (sendo 23 regulares e 49 adicionais) e 83 em olimpíadas científicas.

Vestibular

A Unicamp anunciou que Curitiba e Salvador farão parte do roteiro de provas do Vestibular 2019. As capitais se juntam às seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

As etapas de seleção do Vestibular começam pelo curso de Música. Os candidatos terão provas de habilidades específicas em duas fases: 1ª etapa (10 a 17 de setembro); 2ª etapa (14 e 15 de outubro). 

Na sequência, a Unicamp aplicará as provas da primeira fase geral do Vestibular em 18 de novembro, a partir das 13h. Os candidatos responderão 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. 

Os classificados na primeira etapa serão conhecidos em 10 de dezembro. Neste dia, a Unicamp também liberará os locais de prova da segunda fase e as notas de corte. 

A segunda etapa será aplicada de 13 a 15 de janeiro. As provas serão divididas da seguinte forma:

  • 1º dia - Língua Portuguesa e Literatura + Redação
  • 2º dia - Matemática, Geografia e História
  • 3º dia - Física, Ciências Biológicas e Química

Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas e Artes Visuais terão provas de habilidades específicas de 21 a 23 de janeiro. Para Dança, a etapa específica acaba no dia 24 seguinte. Já Arquitetura e Urbanismo terá esta verificação de habilidades somente em 25 de janeiro. 

Resultado e chamadas

O resultado do Vestibular da Unicamp será publicado em 11 de fevereiro. As matrículas serão realizadas no dia 12 seguinte. 

A Unicamp realizará outras chamadas nos meses de fevereiro e março. Confira:

  • 2ª chamada - 14 de fevereiro
  • 3ª chamada - 20 de fevereiro
  • 4ª chamada - 27 de fevereiro
  • 5ª chamada - 12 de março
  • 6ª chamada - 15 de março
  • 7ª chamada - 20 de março
  • 8ª chamada - 26 de março
  • 9ª chamada - 28 de março

O cronograma completo com as matrículas pode ser visto neste arquivo

Mais informações no site da Comvest/Unicamp ou no Edital.