Unesp cria 11 cursos de engenharia e novo campus

Estudo alerta que Brasil precisa formar mais engenheiros nos próximos anos.
Em 13/03/2012 15h10 , atualizado em 13/03/2012 15h10 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um Projeto de Lei assinado nesta terça-feira, 13 de março, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, repassa recursos para que a Universidade Estadual Paulista (Unesp) crie 11 cursos de engenharia em nove cidades, além de um campus em São João da Boa Vista.

A opção pelos cursos de engenharia se deu em razão de um estudo intitulado “A Formação de Engenheiros no Brasil: Desafio ao Crescimento e à Inovação”, que destaca o déficit de profissionais dessa área em nosso país. Segundo o estudo, dos formados em cursos superiores, 35% são engenheiros na China, 25% na Coréia do Sul, 14% no México e 7% na Argentina. No Brasil esse índice é de 5%.

De acordo com a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, a implantação dos cursos acontecerá gradualmente nos próximos dois anos. Até 2017 a universidade espera ter mais 2.200 alunos com a criação dos 11 cursos, que começam oferecendo 40 vagas cada. Veja abaixo quais são os novos cursos:

Curso Cidade
Eng. de Bioprocessos Araraquara
Eng. de Bioprocessos Botucatu
Engenahria Agronômica Dracena
Engenharia Química Araraquara
Engenharia de Manufatura Itapeva
Engenharia de Pesca Registro
Eng. de Energia e Recursos Renováveis Rosana
Engenharia Eletrotécnica São João da Boa Vista
Engenharia de Materiais indefinido
Engenharia Ambiental São José dos Campos
Engenharia de Ecossistemas Tupã

A implantação dos cursos ainda depende de alguns fatores, como definir os recursos que serão investidos em cada curso, quais serão criados primeiro, a demanda e o projeto pedagógico deles. A prioridade da implantação será determinada pela administração central, que discutirá o assunto com a Comissão de Expansão, Assessoria de Planejamento Estratégico (APE) e os diretores e coordenadores executivos das unidades.

Veja também:
Saiba mais sobre os cursos de engenharia
Faça um teste vocacional

Por Adriano Lesme