Unesp abre período para reopção de curso do Vestibular 2022

Solicitações terminam às 23h59 de segunda-feira, 14 de fevereiro. Chamadas começam no dia 15 seguinte.
Em 11/02/2022 16h42 Por Lorraine Vilela Campos

Reopção é voltada para cursos que não têm candidatos na lista de espera
Reopção é voltada para cursos que não têm candidatos na lista de espera
Crédito da Imagem: Unesp/Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu na tarde desta sexta-feira, 11 de fevereiro, o período para reopção de cursos do Vestibular 2022. O prazo acaba na segunda-feira (14), às 23h59.

Veja os cursos com vagas disponíveis

Solicite a reopção

A reopção é voltada para os cursos que ainda têm vagas após o preenchimento dos candidatos em lista de espera. A relação das graduações com oportunidades disponíveis pode ser vista no site do Vestibular da Unesp

Quem pode solicitar a reopção?

A reopção tem algumas regras para ser solicitada, veja:

  • Classificados em qualquer curso da respectiva área de conhecimento (Humanas, Biológicas ou Exatas), independente da modalidade de inscrição e que não estejam matriculados em escola de ensino superior. 

  • Cursos com habilidades específicas só aceitarão candidatos que foram aprovados nas provas específicas.

  • Candidatos originalmente classificados para cursos com habilidades específicas que fizerem a reopção para graduação que não tenha a prova como critério terão suas notas recalculadas. 

  • Os candidatos que declararem interesse por reopção serão automaticamente excluídos da lista de espera do curso para os quais foram classificados inicialmente.

  • A convocação dos candidatos que declaração interesse pela reopção será feita nas chamadas subsequentes, conforme a quantidade de vagas remanescentes e a ordem de pontuação decrescente dos aprovados. 

Chamadas

A Vunesp divulgou hoje a 4ª chamada do Vestibular 2022. As próximas serão realizadas em 15, 17, 21, 23 e 25 de fevereiro e no dia 3 de março.

A Unesp receberá também uma declaração de interesse por vagas remanescentes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de que as manifestações sejam recebidas de 17 a 21 de fevereiro. 

Vestibular

O Vestibular da Unesp teve oferta de 7.690 vagas, sendo 50% para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), ou seja, oportunidades destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual de cotistas, 35% são para pretos, pardos e indígenas. 

A Unesp aplicou duas etapas gerais no Vestibular 2022, sendo a primeira em 14 e 15 de novembro, enquanto a segunda foi realizada em 19 de dezembro.

A primeira fase foi composta por 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática.

A segunda etapa teve redação e 60 questões sobre Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

Mais informações pelo site do Vestibular e no Manual do Candidato