Unesp abre inscrições do Vestibular 2019 com oferta de 7.365 vagas

Metade das oportunidades destina-se aos estudantes de escolas públicas. Cadastro segue até 8 de outubro.
Em 10/09/2018 10h04 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com oferta de 7.365 vagas, o Vestibular 2019 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) teve suas inscrições abertas nesta segunda-feira, 10 de setembro. O cadastro pode ser feito até o dia 8 de outubro e a taxa é de R$ 170. 

Faça sua inscrição no Vestibular Unesp 2019

De acordo com a Unesp, cerca de 400 mil alunos do terceiro ano de escolas públicas estaduais de São Paulo (incluindo as Etecs) têm direito ao desconto de 75% na taxa de inscrição. Estes candidatos já podem se inscrever no Vestibular e, para isso, devem procurar as Secretarias de seus colégios e retirar a senha que será informada no momento do cadastro. Com isso, será gerado o boleto no valor de R$ 42,50. 

Isenção e redução da taxa

Outra parcela de participantes solicitou até ontem (9) redução de 50% ou isenção total da taxa do Vestibular. O resultado dos pedidos sairá em 25 de setembro e, com isso, quem tiver gratuidade de 100% do valor já terá sua inscrição confirmada, enquanto os beneficiados com o desconto da metade da taxa terão que pagar o restante para que o cadastro seja validado. 

A isenção total da taxa foi destinada para dois tipos de candidatos de baixa renda: inscritos no CadÚnico e estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

O desconto de 50% do valor foi voltado para estudantes do ensino médio ou pré-vestibulares com remuneração menor que dois salários mínimos ou que estejam desempregados. 

Vagas

Das 7.365 vagas oferecidas neste Vestibular, 3.698 são para estudantes de escolas públicas (por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Destas oportunidades reservadas, 1.300 vagas são para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). 

As vagas do Vestibular 2019 estão em 173 cursos gratuitos oferecidos pela Unesp em 23 cidades do estado de São Paulo.

Enem

A Unesp aceita as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da pontuação da prova de conhecimentos gerais do Vestibular 2019. Os candidatos precisam informar esta opção ao se inscreverem na seleção. 

Como será o Vestibular da Unesp?

Tradicionalmente, A Unesp realiza duas fases gerais de provas em seus vestibulares, além dos testes de habilidades específicas para alguns cursos. Os candidatos têm acesso antecipado aos locais de realização das etapas do exame. Nesta edição, os locais de prova serão divulgados nas seguintes datas:

  • Locais de Prova 

1ª etapa: 25 de outubro
Habilidades Específicas: 3 de dezembro
2ª etapa: 3 de dezembro

  • Provas Gerais

A primeira fase será realizada em 15 de novembro e contará com 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, divididas da seguinte forma: 30 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, química, física e matemática). 

Esta primeira etapa será realizada em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). 

Os convocados para a segunda fase serão conhecidos em 3 de dezembro. Esta etapa será aplicada em 16 e 17 de dezembro. As provas contarão com 36 questões discursivas, também divididas entre as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e uma redação. 

Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas começarão em 9 de dezembro e serão aplicadas para os cursos de Arte-Teatro, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Artes Visuais, Design e Arquitetura e Urbanismo. 

Quando sairá o resultado?

A Unesp divulgará a classificação geral e fará a primeira chamada do Vestibular 2019 em 1º de fevereiro. Os candidatos aprovados na primeira convocação terão que se matricular, de forma virtual, até o dia 4 seguinte. 

Abaixo é possível ver as datas de todas as chamadas do Vestibular 2019:

  • 1ª chamada: 1º de fevereiro
  • 2ª chamada: 6 de fevereiro
  • 3ª chamada: 11 de fevereiro
  • 4ª chamada: 18 de fevereiro
  • 5ª chamada: 20 de fevereiro
  • 6ª chamada: 22 de fevereiro
  • 7ª chamada: 26 de fevereiro
  • 8ª chamada: 28 de fevereiro
  • 9ª chamada: 7 de março
  • 10ª chamada: 13 de março

Mais informações podem ser conferidas no Manual do Candidato.