UNEB implantará centros vocacionais para população de baixa renda

Em 04/03/2009 14h08 , atualizado em 04/03/2009 14h30 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) traz mais três unidades do Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT) para Bahia este ano.

Os campi da UNEB sediados em Salvador e em Juazeiro vão abrigar os espaços voltados para a inclusão digital e capacitação profissional aliada à pesquisa e extensão da universidade.

Em Senhor do Bonfim, o centro será inaugurado numa parceria entre a universidade e a prefeitura local. O espaço será abrigado em um ponto do município, ainda a ser definido.

Contando com investimentos de mais de R$1,5 milhão dos governos federal e estadual, os centros vão beneficiar a população carente atendida pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Incuba) da UNEB, que funciona como um núcleo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com geração de trabalho e renda.

A previsão é de que a liberação de recursos para início das obras aconteça ainda em abril.

Vocação

O projeto do CVTT do Campus I da UNEB foi o primeiro do país a ser desenvolvido com foco em uma universidade. Até o final de 2009, a Bahia vai contar com 12 CVTTs implantados e a perspectiva é de implantar, em médio prazo, outras 37 unidades em todo o estado.

Cada centro será voltado para uma vocação produtiva específica. No Campus I, em Salvador, será instalado no local onde hoje funciona a quadra de esportes, próximo ao Almoxarifado Central.

O centro do Campus I vai produzir artesanato a partir de resíduos sólidos e produtos naturais. O centro também atenderá a comunidade com laboratórios de inclusão digital e de ensino de física, química e biologia para estudantes do ensino básico.

No Campus III, em Juazeiro, além de um CVTT para trabalhar com energias renováveis, será instalado um Centro de Agroecologia. Ambos vão promover economia para processamento de fruticultura. Para isso, os espaços vão utilizar uma cozinha experimental, com o intuito de agregar valor aos produtos derivados das frutas.

Em Senhor do Bonfim, o CVTT será voltado para avanços tecnológicos na área de carnes e derivados, e contará também com um centro social de cortume do couro, espaço que vai estar sediado dentro do campus.

A infraestrutura de cada espaço contará com duas salas de inclusão digital, uma delas será equipada para portadores de necessidades especiais; um laboratório de processos, voltado para o produto que rege a economia da região na qual o CVTT está inserido, com o intuito de desenvolver o potencial produtivo local.

Veja também:
Conheça a nossa seção de Orientação Vocacional

Por Gabriele Alves