UNEB adia divulgação da 3ª chamada de aprovados

Em 03/06/2008 09h22 , atualizado em 03/06/2008 09h25 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A UNEB (Universidade do Estado da Bahia) adiou a divulgação da 3ª chamada de aprovados no Vestibular 2008 da instituição de hoje (03) para amanhã, dia 04 de junho.

Em comunicado oficial, A Gerência da Seleção Discente (Gesedi) da UNEB informou que o adiamento aconteceu “em razão de manifestações que fecharam os portões do Campus I da universidade no dia 30 de maio (sexta-feira)”.

A lista será divulgada amanhã e as matrículas dos aprovados acontecem nos dias 09 e 10 de junho.

Manifestações

As manifestações dos estudantes, que fecharam os portões da UNEB na sexta-feira, foram motivadas pela notificação expedida pelo Tribunal das Contas do Estado (TCE-BA), no dia 29 de abril, que apontou irregularidades nas relações financeiras da universidade com outras três instituições (ONG’s).

De acordo com o TCE-BA, a UNEB repassou cerca de R$71,6 milhões, entre 2003 e 2007, de forma ilícita para as ONG’s. O documento cita os nomes de 22 acusados, incluindo o atual reitor Lourisvaldo Valentim da Silva.

Durante a manifestação, os estudantes exigiam a exoneração dos envolvidos (exceto o reitor) e a extinção de tais fundações apontadas na denúncia como receptadoras dos recursos da UNEB. Além das relações financeiras, o TCE-BA aponta ainda outras irregularidades, como o trabalho de professores e funcionários da UNEB nestas fundações, que os pagavam por isso (sendo que já são pagos pelo estado), o que figura como acúmulo de funções.

Os acusados têm até o dia 13 de junho para prestar esclarecimentos.

Por Camila Mitye