Último dia de inscrições para o Vestibular Unicamp 2009

Em 07/10/2008 07h37 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Terminam hoje (07) as inscrições para o Vestibular 2009 da Universidade de Campinas (Unicamp), que podem ser feitas pela internet. A taxa é de R$105 e deve ser paga até esta terça-feira para efetivar a inscrição.

Os candidatos que receberam a isenção total e os estudantes beneficiados com desconto de 50% no valor da taxa devem preencher um formulário específico, também disponível na página eletrônica da Comvest, utilizando o código enviado pela Comissão.

Os candidatos pagantes devem, após 72 horas do pagamento da taxa de inscrição, consultar sua situação para assegurar que não houve nenhum problema. A Comvest divulga, no dia 06 de novembro, os locais de prova da primeira fase na internet.

Vestibular

O Vestibular Unicamp 2009 oferece 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.477 inscritos.

O Kit do Vestibulando, disponível na página eletrônica da Comvest, é gratuito. O material é formado pelo Manual do Candidato e pela Revista do Vestibulando. Além de orientar o candidato sobre as provas do Vestibular Unicamp 2009 e todo o processo de inscrição e convocação, o kit traz informações sobre todos os cursos, inclusive as novas opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Aplicadas (novo campus de Limeira).

Mudanças

O Conselho Universitário da Unicamp aprovou a ampliação de vagas e cursos para o novo campus da instituição, na cidade de Limeira, já para o ano de 2009. São mais 480 vagas em oito novos cursos de graduação, todos inéditos na Unicamp.

Os novos cursos são: engenharia de produção, engenharia de manufatura, nutrição, ciência do esporte, gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de políticas públicas e gestão de empresas. Cada um deles terá 60 vagas e estas representam um acréscimo de 17% do total de vagas oferecido pela Unicamp (de 2.830 para 3.310).

A Unicamp informa que a previsão é de chegar a 1.000 novas vagas, 75 docentes e 40 funcionários no campus Limeira até o ano de 2013. Alguns dos cursos previstos para futura implantação na Unicamp são: fisioterapia, produção cultural, terapia ocupacional e conservação e restauro.

Provas

A primeira fase acontece no dia 16 de novembro com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Dia 17 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova.

A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês.

As provas de aptidão para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música acontecem em Campinas, entre os dias 19 e 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada no dia 05 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.

Por Camila Mitye