UFU define novas datas do Processo Seletivo 2012/2

Provas serão realizadas em agosto: primeira etapa nos dias 4 e 5, e segunda nos dias 18 e 19.
Em 26/06/2012 13h46 , atualizado em 26/06/2012 13h47 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após ser cancelado pelo vazamento de questões, o Vestibular 2012/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já tem novas datas. A primeira fase será realizada nos dias 4 e 5 de agosto, e a segunda nos dias 18 e 19 do mesmo mês. O resultado final passou do dia 19 de julho para o dia 11 de setembro.

O processo seletivo foi cancelado no último domingo, 24 de junho, após a Polícia Federal ter comunicado a UFU sobre uma fraude. O Ministério Público (MP) recebeu denúncia da diretora de uma escola que suspeitou de uma de suas alunas que antes das primeiras provas fez perguntas sobre assuntos que caíram nos testes.

A Polícia Federal foi até a casa da aluna, candidata ao curso e Medicina, e encontrou os cadernos de questões da primeira e da segunda etapa, cujas provas estavam em andamento. A candidata confessou o crime e afirmou que um funcionário da UFU vendeu os cadernos antes da primeira fase, realizada nos dias 2 e 3 de junho. Por ter confessado, a candidata está sob custódia em sua residência, enquanto o servidor da instituição ainda não foi encontrado.

Ao saber do crime, a UFU colocou por volta das 11h de domingo um cartaz na porta dos locais de prova para avisar aos candidatos sobre o cancelamento do vestibular. Os vestibulandos participariam do segundo dia de provas da 2ª fase naquela tarde, o que gerou protestos. Entre os mais de 15 mil candidatos que participaram da primeira fase, cerca de 4,5 mil haviam conseguido aprovação para a segunda.

Novo vestibular

O formato do novo vestibular segue o mesmo e todos os 17.085 inscritos poderão participar, sem precisar pagar qualquer taxa. No entanto, a UFU ainda não informou se devolverá o valor da inscrição de candidatos que não puderem realizar as novas provas.

A primeira etapa será realizada nas cidades mineiras de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia, e em Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO). A segunda etapa ocorrerá somente nos municípios mineiros. Nada foi alterado com relação ao conteúdo, ao número de questões e peso de cada uma delas.

A lista de aprovados na primeira fase e os locais de prova da segunda serão divulgados às 17h do dia 14 de agosto. O resultado da segunda fase sai em 11 de setembro, às 17h, e a classificação geral no mesmo dia, porém às 20h.

Por Adriano Lesme