A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu na manhã desta segunda-feira, 7 de março, as inscrições do Vestibular 2022/2. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 21. A taxa de R$ 140 deve ser paga até 22/3.
Faça sua inscrição no Vestibular da UFT
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição já foram recebidos pela universidade. O resultado provisório das solicitações foi divulgado em 24 de fevereiro, já a versão final foi publicada em 4 de março.
A isenção foi destinada a dois grupos de candidatos:
- Inscritos no CadÚnico do Governo Federal;
- Alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em colégios particulares, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
Vestibular
A instituição divulgará os locais de prova e a concorrência do Vestibular 2022/2 em 12 de abril.
O Vestibular está previsto para 24 de abril, nos dois turnos, em Palmas, Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Para Medicina, as provas serão realizadas somente na cidades de Palmas e Araguaína.
Os portões serão fechados sempre 10 minutos antes do início das provas, veja:
- Fechamento dos portões - manhã: 8h
- Início das provas - manhã: 8h10
- Duração total das provas: 4 horas
- Fechamento dos portões - tarde: 14
- Início das provas - tarde: 14h10
- Duração total das provas: 4 horas
As provas serão compostas por uma redação e 76 questões de Conhecimentos Gerais (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
O gabarito preliminar será liberado em 25 de abril e os candidatos poderão entrar com recursos no dia 26 seguinte. A versão definitiva será publicada em 9 de maio.
O resultado final do Vestibular será divulgado em 13 de junho e as matrículas on-line serão recebidas entre os dias 20 e 22 seguintes.
A previsão é de que outras chamadas sejam realizadas pela UFT em 24 de junho e nos dias 1º, 8 e 15 de julho.
Vagas e Cotas
A UFT oferece 766 vagas no Vestibular 2022/2, sendo metade para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (Lei de Cotas). Dentro dos 50% para cotistas, há percentual específico para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência (PcD).
A universidade também adota ações afirmativas próprias, reservando 5% das vagas de cada curso para indígenas e 5% para quilombolas, independente do percurso de formação.
As vagas da UFT são para Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Miracema, Arraias e Tocantinópolis.
Mais informações no edital e pelo site do Vestibular UFT.