UFRJ: Recomendação do MPF pede adaptações das provas de Vestibular para deficientes

Em 09/02/2008 08h52 , atualizado em 11/02/2008 14h45 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está sendo acusada de não oferecer o devido tratamento a deficientes físicos em seu último Vestibular. Uma recomendação enviada à universidade pelo Ministério Público Federal (MPF) orienta a UFRJ à adaptar as provas e apoios necessários para que todos os candidatos tenham condições iguais de avaliação.

A recomendação tem como base a representação de um candidato com deficiência visual que fez a prova do Vestibular da UFRJ aplicada em 11 de novembro do ano passado. Ele reclama que não houve condições para que fizesse a prova, como tempo adicional e pessoas aptas para a função de ledor.

O MPF alegou também o descumprimento pela UFRJ do Decreto 3.298/99, que instituiu a política nacional para a integração de pessoas com deficiência, e pede que a instituição faça as devidas adaptações (inclusive nos próximos editais, permitindo que os candidatos possam informar previamente sobre suas condições especiais) sob o risco de responder a uma ação na Justiça.

A disponibilização de ledores, tempo estendido de prova e provas adaptadas para os deficientes físicos, tratado em outros vestibulares como atendimento especial, também são recomendações do MPF.

Por Camila Mitye