UFRJ pode lançar primeiro curso de Engenharia Nuclear do Brasil

Em 28/05/2008 08h56 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está próxima a se tornar a primeira instituição do país a oferecer o curso de graduação em engenharia nuclear. O curso já foi aprovado pela Escola Politécnica da UFRJ e pelos institutos de Matemática, Química e Física, dependendo apenas do aval do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), que decidirá no mês que vem.

Ainda assim, a universidade já divulgou a nova modalidade, que se juntará aos outros 12 tipos de engenharia oferecidos pela UFRJ, aos vestibulandos. A intenção da UFRJ é atender à demanda de profissionais da área no Brasil, agora que o governo retomou o Programa Nuclear Brasileiro.

Novidades

A partir do ano que vem, serão acrescentadas mais 80 vagas para os cursos de engenharia da UFRJ, totalizando 870. Além disso, a universidade retomará a opção de ingresso por meio do ciclo básico. Assim, haverá 100 vagas para os candidatos que desejam ingressar na engenharia pelo ciclo básico, que é composto de dois anos de disciplinas comuns para todas as habilitações.

Só depois disso o aluno pode escolher a modalidade de engenharia que deseja cursar e a universidade distribuirá as vagas de acordo com a quantidade de disciplinas em que o aluno foi aprovado e as suas notas. O curso de engenharia nuclear, por exemplo, terá ingresso obrigatório pelo ciclo básico.

Esse modelo de ingresso já foi utilizado anteriormente pela UFRJ que decidiu extingui-lo em 1994. Agora, eles pretendem deixar as duas modalidades de ingresso (quem quiser optar pela habilitação já no momento da inscrição ainda terá essa opção) para avaliar suas eficiências e, assim, fazer uma mudança gradativa no processo seletivo para engenharia.

Por Camila Mitye