UFRGS e UFJF iniciam as provas de habilidades específicas dos Vestibulares 2017

Cursos como Música, Teatro e Artes Visuais exigem etapa complementar para seus candidatos.
Em 20/11/2016 00h10 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, iniciam os Testes de Habilidades Específicas de suas seleções neste domingo, 20 de novembro. A instituição gaúcha aplica provas do Vestibular 2017, enquanto a mineira realiza a etapa em seu Vestibular de Música e Programa de Ingresso Misto Seriado (Pism) 2017. 

UFRGS

A prova de habilitação específica será aplicada até 25 de novembro para os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro. O horário varia conforme a graduação escolhida e deve ser verificada no site. 

Esta fase é aplicada apenas em Porto Alegre. O candidato precisa levar documento original de identificação com foto e comprovante de inscrição no Vestibular. Os materiais complementares para cada curso estão especificados no Manual do Candidato

O resultado da habilitação específica será divulgado em 28 de novembro. Caso não sejam aprovados nesta fase, os candidatos concorrem à sua segunda opção de graduação. 

A etapa geral será realizada entre 8 e 11 de janeiro nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Tramandaí/Imbé. As provas contarão com Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Estrangeira, além da Redação. 

O resultado final do Vestibular ainda não foi informado. A universidade oferece 4.017 vagas em 91 cursos do Rio Grande do Sul. Do total de vagas, a metade é para estudantes de escolas públicas.

As oportunidades representam 70% da oferta da instituição, já que o restante tem ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UFJF

A UFJF aplica as provas de habilidades específicas até 23 de novembro. A etapa é exclusiva para o curso de Música, tanto do PISM quanto do Vestibular, e contém um teste de Teoria e Percepção Musical e outro de Prática Musical. 

Em todos os dias, as provas terão início às 8h. A etapa será realizada apenas no Instituto de Artes e Design da UFJF, em Juiz de Fora. Além do documento de identificação original com foto, o material necessário pode ser consultado neste Edital

O resultado desta etapa será publicado em 28 de novembro, a partir das 15h. O Vestibular de Música terá sua classificação preliminar em 28 de janeiro e a versão final será em 2 de fevereiro, já que haverá a soma com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Já o Módulo III do PISM terá seu resultado preliminar em 24 de janeiro e o final em 2 de fevereiro. Os candidatos do ingresso seriado serão aprovados levando em conta, também, as provas gerais que serão aplicadas em 11 e 12 de dezembro.

A oferta é de 48 vagas para o Vestibular de Música e outras 12 pelo PISM. Nas duas seleções, o curso se divide em bacharelado e licenciatura.