UFPR terá 15 vagas para Letras-Italiano no Vestibular 2009

Em 16/06/2008 16h47 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em mais uma de suas novas ações para o Vestibular 2009, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou a criação de 15 vagas específicas para o curso de Letras – Italiano. Até o Vestibular 2008, os candidatos precisavam se inscrever para 25 vagas comuns que abrangiam italiano, alemão, grego ou latim.

Segundo a professora Lúcia Sgobaro Zanette, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, “nossa expectativa é de que haja uma grande procura de candidatos pelo curso.”. Além disso, ela afirma que “numa reunião recente com representantes da Secretaria Estadual de Educação, descobrimos que em 31 dos 33 núcleos da pasta no Paraná havia interesse pelo idioma italiano”.

A UFPR é a única instituição que oferece este curso em Curitiba, capital do Paraná. O corpo docente é composto de professores brasileiros e italianos. De acordo com o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Antonio Carlos Gondim, a universidade hoje já tem uma forte cooperação com a Itália, e ela tende a aumentar, propiciando também a ida de estudantes brasileiros para o país. “Esse intercâmbio é importante não apenas pelas questões científicas e tecnológicas, mas também pela interação cultural”, afirma Gondim.

Além dessas vagas para Italiano, a UFPR lançará também no Vestibular 2009, 20 vagas para Japonês e 10 para Polonês.

Reuni

Essas novas vagas fazem parte das ações do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais) na UFPR, que aumentou de 4.009 para 5.273 seu número de vagas. A previsão da UFPR é chegar a 7 mil novas vagas até o final do período de implantação do programa, um total de cinco anos.

Veja também:
UFPR divulga edital que rege o vestibular 2009

Por Camila Mitye