UFPR recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2010 até sexta-feira

Em 14/09/2009 08h41 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Paraná, UFPR, começa a receber hoje (14) os pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2010, que custa R$ 72. O prazo para protocolar o requerimento segue até sexta-feira (18).

Têm direito à isenção os candidatos com renda familiar de até três salários mínimos, tenham estudado sempre em escola pública e cujos pais não tenham diploma de curso superior, ou ainda os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

O primeiro passo para solicitar o benefício é realizar a inscrição no concurso. Depois, é necessário preencher um requerimento específico disponível no site do vestibular, imprimi-lo, assiná-lo e entregá-lo em um dos endereços abaixo, junto com a documentação exigida no Edital:

Núcleo de Concursos: Rua dos Funcionários, 1540, Bairro Juvevê – Curitiba.
Palotina: Rua Pioneiro, 2.153 – Campus Palotina.

Candidatos sem acesso à internet podem utilizar computadores disponíveis nesses dois endereços. A divulgação do resultado dos pedidos de isenção está prevista para o dia 25 de setembro. As inscrições para o certame seguem até às 16h do dia 30 deste mês.

Enem

Assim como nos anos anteriores, a universidade realizará o certame em duas fases. A novidade deste concurso é que a nota do Enem 2009 valerá 10% da pontuação final do candidato. Os 90% restantes serão calculados de acordo com o escore obtido por ele nos exames do vestibular.

Por isso, no ato da inscrição é indispensável informar o número de inscrição no Enem 2009. Vale lembrar que este é o mesmo fornecido pelo Inep para acompanhamento de inscrição, precedido de 2009. Por exemplo: se o número de acompanhamento é 123456789, o de inscrição será 2009123456789.

Provas

A primeira fase do processo seletivo será realizada no dia 29 de novembro. Os inscritos serão submetidos a 80 questões objetivas de conhecimentos gerais. Os locais de prova da etapa deverão ser consultados a partir do dia 23 desse mesmo mês.

Os nomes dos classificados para a última fase serão conhecidos até às 18h do dia 08 de dezembro. Eles serão avaliados por exames discursivos de compreensão e produção de textos e conhecimentos direcionados ao curso escolhido nos dias 12 e 13 seguintes.

Para os candidatos aos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, a seleção terá ainda uma terceira fase, realizada por meio de disciplinas específicas a serem cursadas na universidade no 1º semestre de 2010.

Veja também:
Faça download do edital deste processo seletivo
Como fazer este vestibular pelo sistema de cotas
Obras indicadas para a prova de literatura

Por Wanessa de Almeida