UFPR: inscrições do Vestibular 2020/2021 encerram hoje (18)

Universidade oferece vagas para os dois semestres de 2021. Resultado da isenção está disponível.
Em 18/12/2020 05h00 Por Giullya Franco

Crédito: Marcos Solivan/Sucom UFPR
Crédito: Marcos Solivan/Sucom UFPR
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerra as inscrições do Vestibular 2020/2021 nesta sexta-feira, 18 de dezembro. A taxa é de R$ 155.

Inscreva-se no vestibular

Os candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e estudantes de escolas públicas puderam solicitar a isenção da taxa. O resultado definitivo foi liberado em novembro. Veja os contemplados com a isenção!

Vestibular 2020/2021

O processo seletivo da UFPR conta com duas etapas de provas. A primeira fase será realizada em 28 de fevereiro de 2021. Já a segunda etapa será aplicada no dia 18 de abril. Veja como serão as provas:

  • Primeira fase: Prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões objetivas de Português, Literatura Brasileira, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Polonês, Japonês ou Italiano).
  • Segunda fase: Prova de compreensão e produção de textos composta por três questões discursivas comuns a todos os cursos. Haverá, ainda, aplicação de perguntas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos.

Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas serão obrigatórias aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Música. A etapa será realizada em 19 de abril de 2021.

Obras literárias

Para este vestibular a UFPR vai cobrar as seguintes obras: O Uruguai, Basílio da Gama; Últimos Cantos, Gonçalves Dias; Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo; Clara dos Anjos, Lima Barreto; Sagarana, Guimarães Rosa; Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto; Nove Noites, Bernardo Carvalho; Relato de um certo oriente, Miltom Hatoum

Locais de prova

A UFPR vai liberar os locais de prova da primeira fase em 24 de fevereiro. Já o documento com os locais da segunda etapa sairá em 14 de abril.

O vestibular será realizado em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Vagas

Estão sendo oferecidas 5.495 vagas na UFPR, divididas para ingressos no primeiro e segundo semestres de 2021. Das oportunidades, metade são reservadas aos estudantes de escolas públicas de acordo com a Lei de Cotas.

Resultado

A previsão é de que o resultado final do processo seletivo seja divulgado em 4 de junho. As demais chamadas serão realizadas em datas que serão informadas pela UFPR posteriormente.

Para mais informações acesse o Site da UFPR, consulte o edital e o Guia do Candidato.