UFPB inicia hoje a aplicação do THE do Vestibular 2014

Avaliações seguem até o domingo para os candidatos aos cursos de Dança, Música, Artes Visuais, Teatro e Tradução.
Em 20/02/2014 07h30 Por Jessica Gonçalves Pereira

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inicia hoje, 20 de fevereiro, a aplicação dos testes de habilidades específicas (THE) do Processo Seletivo 2014. As provas são necessárias para quem pretende se candidatar a uma vaga nos cursos de Dança, Música, Artes Visuais, Teatro e Tradução. Somente os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) puderam participar desta seleção. 

Os testes ocorrem até domingo, 23, somente em João Pessoa. É recomendado que os candidatos cheguem com antecedência e verifiquem o horário de aplicação das provas, uma vez que variam de acordo com o dia. É preciso levar o documento de identidade original. 

O gabarito oficial preliminar de cada prova objetiva será divulgado no site, a partir das 9h do dia posterior à aplicação da prova. Os recursos referentes deverão ser interpostos por meio do e-mail das coordenações de cada curso, até 3 dias úteis contados da divulgação do gabarito preliminar. O gabarito oficial definitivo será divulgado dia 07 de março. O resultado final sai no dia 10.

As exigências bibliográficas para cada exame estão listadas nos anexos do edital. A UFPB oferece 205 vagas, sendo 40 % destinadas aos candidatos que cursaram o Ensino Médio e, pelo menos, três anos do Fundamental em escolas públicas. Para os demais cursos a forma de ingresso ocorreu por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Música

Os candidatos aos cursos de bacharelado ou licenciatura em Música serão avaliados hoje e amanhã, 21, nas dependências do Departamento de Música no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) do Campus Universitário. Os que optaram pela habilitação em Práticas Interpretativas farão o exame de fundamentos de teoria e percepção musical nesta quinta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 18h.

Já os candidatos à habilitação em Composição e Regência responderão ao exame de teoria da música, ambos escritos. Durante a tarde, os estudantes realizarão uma performance instrumental (vocal ou regência). Na sexta, as provas também ocorrem nos dois períodos, mas das 8 às 12h e das 14 às 18h. Os candidatos farão exames de proficiência na leitura de partituras, história da música, reconhecimento auditivo e conhecimento específico em música. 

Teatro 

As avaliações para os vestibulandos de Teatro serão aplicadas no sábado e no domingo, ambos pela manhã, das 8 às 12h, na Coordenação do Curso de Teatro do Campus Universitário da UFPB. Os estudantes farão um exame escrito e outro prático, neste serão avaliados os elementos da linguagem teatral: corpo, voz, relação com espaço e texto dramático. 

Artes Visuais 

Os exames para os candidatos ao curso de Artes Visuais serão realizados hoje e amanhã, das 8 às 12h, no Prédio do Curso de Artes Visuais do Campus Universitário da UFPB. No primeiro dia será aplicado o teste escrito e de desenho. Na segunda etapa os vestibulandos deverão levar um porta-fólio com produção artística individual e passarão por uma entrevista. 

Tradução 

A prova de conhecimento específico para o curso de Tradução ocorrerá no sábado, das 9 às 12h, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA , sala 03 do Bloco 05, do Campus I. Os candidatos responderão a questões objetivas de leitura e compreensão textual e produzirão um texto em língua inglesa. 

Dança

O THE de dança ocorre 22 e 23 de fevereiro de 2014, das 08h às 12h e das 14h às 18h,  nas dependências do Departamento de Artes Cênicas, no Campus Universitário da UFPB. O exame será composto apenas por uma prova prática conduzida por um ou mais professores do Curso de Licenciatura em Dança. A recomendação é de que o candidato use roupas adequadas para prática de atividade física, além disso, os candidatos deverão estar descalços para realizar os exercícios. 

Mais informações no Edital ou pelos telefones (83)3216-7136 /7134.

Por Jéssica Gonçalves