UFOP inicia período de inscrição do Vestibular 2009

Em 22/09/2008 09h17 , atualizado em 22/09/2008 10h39 Por Simone Bastos Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) inicia hoje (22) o período de inscrições para o Vestibular 2009. Estão sendo oferecidas 1.093 vagas distribuídas nos cursos de graduação da instituição. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 16 de outubro.

Edital

O candidato deve preencher o Formulário de Inscrição, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição do vestibular no valor de R$ 98, até o dia 17 de outubro.

Os beneficiados com a isenção ou redução de taxa deverão efetuar também a inscrição.

Consulta aos isentos

Para aqueles que não tiverem acesso à internet, a UFOP disponibilizará os computadores da Coordenadoria de Processos Seletivos - CPS/PROGRAD/UFOP – (campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto) de 2ª a 6ª das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Estarão disponíveis na internet e no CPS/PROGRAD/UFOP os comprovantes de inscrição da 1ª fase no dia 05 de novembro, o da 2ª fase no dia 09 de dezembro e o de aptidão específica no dia 16 de janeiro de 2009.

As provas da 1ª fase serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Pouso Alegre e Uberlândia – MG; Ribeirão Preto e São José do Rio Preto – SP; Vitória – ES; Volta Redonda – RJ.

As provas da 2ª fase serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Ouro Preto e Pouso Alegre – MG; Ribeirão Preto e São José do Rio Preto – SP; Vitória – ES.

As provas de aptidão específicas serão realizadas somente na cidade de Ouro Preto.

Cotas

A UFOP disponibiliza 30% das vagas de cada curso, para alunos que tenham cursado todo Ensino Médio regular em escolas da rede pública. O aluno que desejar participar do sistema de cotas deve, no ato da inscrição, optar no campo correspondente a tal fim.

Enem

O candidato que desejar usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve informar, no ato da inscrição, o número de inscrição do Enem. A nota do Exame será usada junto à nota da prova de conhecimentos gerais.

Provas

O vestibular da UFOP será realizado em duas etapas:
- 1ª fase – 22 de novembro das 14h às 18h30: provas de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais das disciplinas cursadas no Ensino Médio: Física, Química, Biologia, Historia, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.
- 2ª fase – 20 de dezembro das 14h às 18h30: provas de Redação e de disciplinas Específicas (discursiva);

As provas de Aptidão Específicas para os candidatos aos cursos de Artes Cênicas e Música serão realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro de 2009.

O resultado final será divulgado no dia 30 de janeiro de 2009.

Por Simone Bastos