UFMG encerra hoje inscrições para Vestibular 2009

Em 19/09/2008 08h28 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após prorrogar o prazo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) encerra hoje (19) as inscrições para seu Vestibular 2009. Estão em disputa 4.950 vagas em 65 cursos de graduação oferecidos pela universidade.

Edital de prorrogação

As inscrições podem ser feitas ainda hoje, apenas pela internet, e custam R$ 125 para quem não recebeu o benefício da isenção de taxa. O edital do vestibular com todas as informações sobre o certame está disponível neste link.

A primeira etapa do vestibular será aplicada no dia 07 de dezembro, nas cidades de Araçuaí, Barbacena, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Januária, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Salinas, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Já as provas da segunda etapa serão aplicadas de 5 a 8 de janeiro de 2009 apenas nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.

Os candidatos que estudaram os quatro últimos anos em escola pública poderão solicitar o bônus de 10% em suas notas finais. Os candidatos negros na mesma condição terão 15% de bônus na nota. Para solicitar o benefício é preciso indicar sua opção no ato da inscrição e apresentar documentos comprobatórios. O prazo para entregar esta documentação termina no dia 26 de setembro.

Novidades

Este ano haverá mudanças no processo seletivo da UFMG, como a redução do número de questões na 2ª fase. Agora as provas terão de duas a seis questões mais uma redação, de acordo com o curso. Também não haverá mais teste de aptidão para o curso de Artes Visuais, mas apenas as provas de habilidades, aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro. Estas provas só serão corrigidas se o candidato for aprovado na 1ª fase.

No vestibular de 2009 serão oferecidos 16 novos cursos, além da oferta de quatro cursos em período noturno, antes só oferecidos pela manhã. Os cursos são: Administração, Análise de Sistema e Serviços de Saúde, Aqüicultura, Arquivologia, Ciência de Alimentos, Ciência do Estado e Governança Social, Cinema de Animação e Artes Digitais, Design, Design de moda, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão Pública, Licenciatura do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena. Essas mudanças significam um aumento de 1.236 vagas na instituição.

Clique aqui para ver a lista de leitura obrigatória deste vestibular

Veja também:
Saiba qual é a diferença entre cotas sociais e raciais

Por Camila Mitye