UFMG divulga relação de beneficiados pelo Programa de Bônus

Em 29/10/2008 16h34 , atualizado em 29/10/2008 16h52 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou as inscrições deferidas ao Programa de Bônus. Ao todo, 16.789 candidatos, o que equivale a 69,2% do número de pedidos foram aceitos. Destes, 10.215 (15% do total) farão jus ao Bônus de 15% pois, além da trajetória escolar definida pelo Programa, se autodeclararam negros ou pardos.

Consulte os beneficiados

O candidato que tiver obtido isenção total ou parcial da Taxa de Inscrição também deverá fazer sua inscrição.

Ao todo, 24.276 candidatos optaram pelo Programa de Bônus, informando ter cursado as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública e, destes, 14.655 se autodeclararam negros ou pardos. Os treineiros não puderam optar pelo programa.

Processo Seletivo

A primeira etapa do vestibular será aplicada no dia 7 de dezembro, nas cidades de Araçuaí, Barbacena, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Januária, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Salinas, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Já as provas da segunda etapa serão aplicadas de 5 a 8 de janeiro de 2009 apenas nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.

Novidades

Este ano haverá mudanças no processo seletivo da UFMG, como a redução do número de questões na 2ª fase. Agora as provas terão de duas a seis questões mais uma redação, de acordo com o curso. Também não haverá mais teste de aptidão para o curso de Artes Visuais, mas apenas as provas de habilidades, aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro. Estas provas só serão corrigidas se o candidato for aprovado na 1ª fase.

No vestibular de 2009 serão oferecidos 16 novos cursos, além da oferta de quatro cursos em período noturno, antes só oferecidos pela manhã. Os cursos são: Administração, Análise de Sistema e Serviços de Saúde, Aqüicultura, Arquivologia, Ciência de Alimentos, Ciência do Estado e Governança Social, Cinema de Animação e Artes Digitais, Design, Design de Moda, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão Pública, Licenciatura do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena. Essas mudanças significam um aumento de 1.236 vagas na instituição.

Veja também:
UFMG disponibiliza relação candidato/vaga para Processo Seletivo 2009
Clique aqui para ver a lista de leitura obrigatória deste vestibular

Por Gabriele Alves